Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 29 de dezembro de 2012

UNFPA e Cese iniciam processo de expansão do “Promovendo Direitos de Jovens”

As atividades acontecerão ao longo de 2013 com o objetivo de contribuir na constituição e/ou fortalecimento de redes de articulação da juventude


DSC 0465
Com o objetivo de reforçar o protagonismo juvenil em comunidades populares de Salvador, em especial das áreas do Subúrbio Ferroviário e Ilha de Maré,  através da capacitação de jovens em temas voltados para saúde reprodutiva e direitos, com enfoque em gênero e raça, o UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas se reuniu, no final de novembro, com a Coordenação Ecumênica de Serviços (Cese) e integrantes de redes e organizações que atuam na promoção dos direitos de jovens e formação de lideranças, para dar inicio ao planejamento das atividades a serem desenvolvidas em parceria a partir de fevereiro de 2013.

A iniciativa faz parte do processo de expansão do projeto “Promovendo Direitos de Jovens: Cultura e Saúde Sexual e Reprodutiva em Salvador”, lançado em novembro de 2009, na Comunidade de Sussuarana.  Como explica a Representante Auxiliar do UNFPA, Fernanda Lopes, "quando iniciamos as atividades do “Promovendo Direitos de Jovens” para além de atuar num dado território, nossas expectativas era que o projeto fosse um meio de promover parcerias e intercâmbios entre varias iniciativas que já estavam em curso na cidade. É muito bom observar que este objetivo esta sendo alcançado, a conexão com o projeto OJU OMO – Olhar da Juventude, liderado pela CESE, em parceria com redes e organizações que atuam na região do Subúrbio Ferroviário e Ilha de Maré, é um exemplo".


DSC 0459
DSC 0450As atividades acontecerão ao longo do próximo ano com o objetivo de contribuir na constituição e/ou fortalecimento de redes de articulação da juventude, assim como colaborar para mobilizações e campanhas em defesa e promoção de direitos e consolidação de políticas afirmativas para a superação do racismo e outras práticas discriminatórias. “Esperamos que este projeto dê frutos. Que possamos trabalhar juntos e contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas”, destacou Rosana Maria, assessora de projetos da CESE.

Estiveram presentes membros da Associação Beneficente e Democrática de Alagados e Itapagipe (ABDAI), Reprotai, Rede CAMMPI – Comissão de Articulação e Mobilização dos Moradores da Península de Itapagipe, RREMAS – Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio Ferroviário, Movimento Cultural e Popular do Subúrbio (MCPS), Fórum de Entidades do Subúrbio (FES),  SOFIA - Centro de Estudos Biblioteca Comunitária Paulo Freira e Grupo Jovem da Ilha de Maré.

* Texto Midiã Santana e fotos Ascom/Cese
UNFPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário