Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 29 de dezembro de 2012


Morte de jovem estuprada na Índia aumenta expectativa de protestos


NOVA DÉLHI/SINGAPURA, 29 Dez (Reuters) - A jovem cujo estupro por uma gangue desencadeou protestos e um debate nacional sobre a violência contra as mulheres na Índia morreu neste sábado, provocando ações para garantir segurança em Nova Délhi e a confirmação, por parte do primeiro-ministro indiano, de que uma mudança social é necessária.

Se preparando para uma nova onda de protestos, as autoridades indianas mobilizaram milhares de policiais, fechou 10 estações de metrô e veículos proibidos de algumas estradas principais no coração de Nova Délhi, onde manifestantes convergiram desde o ataque para exigir melhorias nos direitos das mulheres. Centenas de pessoas realizaram protestos pacíficos na manhã de sábado.

A estudante de medicina de 23 anos de idade foi espancada, estuprada e jogada para fora de um ônibus em movimento, em Nova Délhi há duas semanas e havia sido levado para um hospital em Singapura em um estado crítico.

A intensa cobertura midiática do ataque e o uso de mídias sociais para galvanizar os protestos, principalmente por jovens estudantes de classe média, forçou os líderes políticos a enfrentar algumas verdades desconfortáveis sobre o tratamento de mulheres na maior democracia do mundo.

A maioria dos crimes sexuais na Índia não são relatados, muitos infratores ficam impunes e as rodas da justiça giram devagar, de acordo com ativistas sociais que dizem que os sucessivos governos têm feito muito pouco para garantir a segurança das mulheres.

O corpo da jovem deve ser levado de avião de volta à Índia ainda neste sábado.

(Reportagem de Devidutta Tripathy e Eveline Danubrata )

Nenhum comentário:

Postar um comentário