Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


ONU quer combater o racismo no mundo virtual

Ouvir Baixar
Relatório do Escritório para os Direitos Humanos afirma que apesar de a internet ser uma ferramenta positiva ela pode ser usada por grupos radicais para espalhar mensagens de ódio e discriminação racial.
Combate ao racismo na internet
Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
As Nações Unidas querem combater o racismo no mundo virtual. De acordo com um relatório da União Internacional das Telecomunicações, UIT, dos 7 bilhões de habitantes do planeta, 2,4 bilhões usam a internet.
Segundo estudo preparado pelo relator especial do Escritório para os Direitos Humanos da ONU, Matuma Ruteere, a internet pode ser usada por grupos radicais para divulgar mensagens de racismo e ódio.
Tecnologia
Ruteere disse que com o avanço tecnológico, os websites extremistas continuam aumentando, não só em tamanho, mas também na capacidade tecnológica.
Segundo o relator, esses grupos usam a internet para provocar violência racial, abusar de minorias e para recrutar novos membros.
Intimidação
Ruteere afirmou que a ONU está preocupada com a intimidação aberta feita por grupos radicais neonazistas pregando violência contra ativistas que combatem o racismo.
O relator reconheceu que é difícil aplicar leis e regulações contra conteúdos ilegais ou inapropriados porque os países têm legislações diferentes para lidar com esse tipo de problema.
Recomendações
O relatório inclui várias recomendações para reduzir a influência de grupos extremistas na internet.
Mas Ruteere alerta que os Estados não devem adotar medidas que possam restringir o direito de liberdade de expressão de qualquer cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário