Projeto une interação multicultural e aulas de skate no Afeganistão
O projeto chamou a atenção do Unicef
Foto: Skateistan in Photos |
Um projeto combina aulas de skate e educação para menores no Afeganistão. O programa, chamado de Skateistan, promove interação multicultural e oferece oportunidades de empoderamento para crianças marginalizadas no país.
Criado pelo skatista australiano Oliver Percovich em 2007, atualmente 400 crianças participam das aulas e chamou a atenção do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Metade dos participantes, que tem entre cinco e 18 anos de idade, trabalha nas ruas e 40% são meninas. O desafio é atrair garotas para as aulas, já que pela tradição afegã, depois que completam 12 anos, elas estão proibidas de participar de atividades em público com meninos.
Para contornar o problema, a equipe do Skateistan construiu uma pista de skate em ambiente fechado e fornece aulas exclusivas para meninas. Assistentes sociais vão até as famílias e discutem como é importante para as garotas se divertirem, praticarem um esporte e terem acesso à educação.
Habilidades
Em declarações ao Unicef, Percovich afirmou que o projeto faz sucesso porque "cria um ambiente onde as crianças podem desenvolver várias habilidades, como liderança, responsabilidade cívica, multimídia, cultura, tradições e paz".
O criador do Skateistan destaca também que a interação é imperativa no Afeganistão, onde pessoas de diferentes etnias não aceitam umas às outras facilmente e as disparidades sociais entre as crianças são acentuadas. O programa começou em Cabul, capital afegã, e já foi ampliado para o Paquistão e Camboja.
EcoDesenvolvimento.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário