Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


Nova Vara de Violência contra a Mulher é inaugurada

O presidente e o corregedor geral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargadores Jovaldo Nunes e Frederico Neves, respectivamente, estiveram presentes na inauguração da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na comarca de Jaboatão dos Guararapes, na última semana. O evento aconteceu no imóvel, onde a unidade funcionará, na Rua Rosângela C. da Cunha Vanderley, nº 173.
A solenidade teve início com o discurso da juíza titular da Vara, Andréa Cartaxo. A magistrada ressaltou as iniciativas do Judiciário no combate à violência contra a mulher. Ela também citou o discurso “Eu tenho um sonho”, do lendário ativista político norte-americano Martin Luther King. “Também tenho esse sonho. Trazer a igualdade de direitos aos sexos – claro que respeitando as peculiaridades de cada um – e mudar a realidade vigente através dos mecanismos da Justiça”, afirmou Cartaxo.
A equipe da Vara será composta por sete servidores, entre eles um assistente social e um psicólogo, analistas e técnicos judiciários. O expediente da unidade será das 9hàs 18h, de segunda a sexta. O acervo da Vara receberá cerca de 3.000 processos que estavam em tramitação nas varas criminais de Jaboatão. “Em sua maioria, essas ações têm origem em ameaças e lesões corporais”, revela a juíza Andréa.
Para o chefe do judiciário pernambucano, desembargador Jovaldo Nunes, a nova unidade em Jaboatão significa a realização de um compromisso firmado por ele após a visita de uma comissão formada por deputadas e uma senadora. “Prometi instalar cinco varas da mulher no Estado, além das duas já existentes no Recife. Inauguramos uma em Olinda no mês de novembro. Até o fim do primeiro semestre de 2013, vamis instalar mais outras três – Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e Igarassu”.
Jovaldo Nunes disse que realmente espera que a violência contra a mulher diminua e que iniciativas como essa são investimentos que valem a pena, pois trazem uma justiça mais célere para quem mais precisa. “Não é fácil fazer justiça aqui no Brasil, há muitas dificuldades. Mas não mediremos esforços para cumprir os compromissos e continuar nesse trabalho de trazer justiça para toda população”, afirmou o desembargador.
O corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Frederico Neves, compareceu à solenidade de inauguração e ressaltou a parceria entre os Poderes Executivo e Judiciário. “A mulher precisa de amor. Na verdade, todos precisam de amor. Para alcançar isso em maior escala é preciso uma mudança de mentalidade. É necessário um trabalho de base, de educação. Unindo as forças do Judiciário com o governo de Pernambuco e a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é que conseguiremos uma vida mais tranquila para todos”.
A secretária executiva da Mulher de Jaboatão dos Guararapes, Ana Selma dos Santos, apresentou estatísticas de violência contra a mulher no município. “Sabemos da responsabilidade da nossa causa, da nossa luta. A articulação dos poderes é fundamental para conseguir resultados maiores”, pontuou Ana Selma.
A secretária executiva de Políticas para Mulheres de Pernambuco, Bárbara Kreuzig (representando Cristina Buarque, secretária da Mulher de Pernambuco), agradeceu pelo trabalho que vem sendo feito pelo Judiciário. “A inauguração de mais uma Vara vem para facilitar o acesso das mulheres à justiça e aos direitos e ajudará a integrar toda essa rede de apoio às mulheres”.
Representando o prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, a primeira-dama do município, Ana Carla Gomes, elogiou o Judiciário pelo comprometimento com a sociedade e pelo trabalho que vem sendo feito no combate à violência praticada contra a mulher.
A solenidade terminou com o descerramento da placa. Também participaram do evento o juiz assessor especial da presidência, Humberto Inojosa, o secretário de Gestão de Pessoas, Oscar Barros, de juízas e juízes de Jaboatão dos Guararapes e de representantes de movimentos sociais ligados à rede de proteção e garantia dos direitos das mulheres

Do TJPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário