Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 22 de dezembro de 2012


Jovens unem forças e se mobilizam para prevenir a violência

Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital

No Panamá, jovens estão se mobilizando e unindo forças em torno de um só objetivo: prevenir a violência juvenil no país. Através de um convênio de cooperação lançado no último mês de outubro, o programa Alcance Positivo e o Movimento 507 estão somando esforços para realizar ações de conscientização e diversas atividades de enfrentamento à violência que atinge a juventude.
O programa Alcance Positivo é financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e apoiará o Movimento 507 - Jovens contra a Violência Panamá a executar um plano de prevenção da violência, por meio do fortalecimento de ações educativas. O objetivo é promover oportunidades, participação e segurança dos/as jovens panamenhos/as.
Essas ações envolverão os/as jovens que participam dos 22 Centros do programa Alcance Positivo no Panamá: San Miguelito, Panamá Oeste e Colón. A estimativa é que cerca de cinco mil pessoas, entre 12 e 29 anos de idade, sejam beneficiadas.
Para reduzir a violência juvenil, o programa Alcance Positivo trabalha com base no enfrentamento de 12 fatores de risco e no fortalecimento dos cinco fatores de proteção, ao qual chamam "O Poder dos 5”, que ressalta os seguintes pontos: 1 – Sou um Agente de Mudança; 2 – Uso meu tempo livre de forma construtiva; 3 –Tenho um Plano de Vida e ou Mentor; 4 – Estou comprometido com minha educação para um bom emprego e 5 – Tomo decisões saudáveis.
Já o Movimento Jovens contra a Violência - Panamá surgiu em junho de 2012 em Honduras, fruto de um acordo entre os países da América Central, para organizar um movimento de enfrentamento ao crime organizado e a violência na região. A ideia é envolver os jovens na criação de melhores condições de vida nas áreas de maior vulnerabilidade e risco.
Além disso, o movimento no Panamá se propõe a realizar diálogos entre juventude, governo, sociedade civil e organizações sociais para definir estratégias de redução da violência. Também tem o objetivo de executar atividades de conscientização junto aos jovens sobre quais ações podem provocar a violência e suas consequências, desenvolver campanhas educativas e elaborar políticas públicas contra a violência juvenil.
Para conhecer mais sobre estas iniciativas, acesse seus perfis no facebook:
Outras informações também podem ser obtidas por e-mail: jovenescontralaviolenciapanama@gmail.com ou movimiento507@gmail.com

http://www.adital.com.br/?n=chkp

Nenhum comentário:

Postar um comentário