Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Brasil sedia conferência internacional sobre mulheres rurais

10 Novembro, 2014

Foto: Albino Oliveira/ MDA
O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, participou na manhã desta segunda-feira (10) da abertura da Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe, em Brasília (DF). O encontro, que reúne 110 participantes de 25 nações, tem como objetivos debater estratégias para o fortalecimento da participação da mulher do campo e promover o intercâmbio de políticas voltadas ao protagonismo feminino na agricultura familiar.

“Temos um projeto de desenvolvimento do Brasil e, para isso, é fundamental desenvolvermos o rural, a agricultura familiar e a reforma agrária. Para essa construção, temos o compromisso com a organização produtiva das mulheres e com as igualdades de gênero, de autonomia e de acesso a direitos” destacou Müller.

Segundo ele, algumas conquistas brasileiras contribuem para esse desenvolvimento, como o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) e a II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (II CNDRSS). “Nos últimos anos, documentamos 1,3 milhão de mulheres que antes não tinha a documentação. Em 2013 fizemos a nossa primeira conferência nacional com igualdade de participação entre homens e mulheres. Nós conquistamos muito a partir da luta e das demandas das trabalhadoras rurais”, completou.

Para a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Eleonora Menicucci, o avanço almejado só é possível quando se tem a garantia de direitos. “Não conseguiremos avançar, se as mulheres não tiverem condições de cidadãs no campo e na floresta”, pontuou.

Encontro internacional
A Conferência sobre Mulheres Rurais da América Latina e Caribe no Ano Internacional da Agricultura Familiar é promovida pelo Governo Federal em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf/Mercosul).

Segundo a vice-ministra de Agricultura e Pecuária da Costa Rica, Gina Paniagua, que representou a Celac na abertura do evento, a conferência reconhece a importância das mulheres rurais. “É a primeira vez que organizamos um evento internacional para falar sobre a importância das trabalhadoras do campo. Acreditamos que será um intercâmbio positivo, de troca de experiências,” afirmou.

O encontro ocorre até quarta-feira (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Na programação do evento está a discussão de avanços, desafios e diretrizes para a promoção de políticas para as mulheres rurais nos países latinoamericanos e caribenhos.

Gabriella Bontempo
Ascom/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário