Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 8 de novembro de 2014

Criança x Moda

Carolina Delboni Favoritar 
redatora chefe Pais&Filhos, gestora do SP Future Kids (Luminosidade) e mãe de 3 meninos

Publicado: 05/11/2014

Criança é criança, portanto deve se vestir como tal. Nada de adultização e muito menos vulgaridade. Ensinar a criança a se vestir e a escolher sua própria roupa é uma tarefa bem difícil e exige educação dos pais.

Tem uma máxima que diz "tudo tem a idade certa para acontecer". Neste caso aqui, quando abordamos o tema sobre moda infantil ou o que as crianças devem vestir, a frase torna-se uma afirmação mais que necessária. Porque tudo tem a hora certa nessa vida! E vestir criança é uma delas. Criança é criança e tem roupa adequada para usar. Não é tudo que pode não e também não é tudo que você deve deixá-los usar. Pode deixar seu filho bater o pé, chorar e se espernear porque o poder de decisão não é deles. É seu. Então coragem porque precisa ser firme e ter conceitos muito claros do que é certo e errado.

Por volta dos 3 anos, as meninas, principalmente, querem vestir as fantasias de princesas o dia inteiro. Querem ir na escola de princesa, sair para almoçar, ir na festa, e até dormir. Querem também escolher o sapato e já estão bem atentas as maquiagens da mãe. Já começam a pedir para passar esmaltes e batom. Estão vendo a imagem da mãe linda e poderosa no espelho, dia a dia. Querem imitar, querem brincar de ser grande. Criança aprende por imitação, lembram disso? É assim que ainda menores aprendem a falar: imitando. Mas é aqui nessa fase, que precisam começar a aprender que algumas coisas podem e outras ela precisa crescer para poder usar ou fazer. Ou seja, quando ela for grande igual a mamãe vai poder passar batom de cor forte e pintar as unhas da cor que quiser. Por enquanto ela é criança e criança não usa maquiagem, criança não pinta a boca e nem os olhos, criança não usa salto (nem de princesa).

Traduzindo: deve usar shorts pra poder correr e não se preocupar com a calcinha ou a cueca; roupas confortáveis e flexíveis para não prender o movimento e ela poder sentar no chão de pernas abertas; deve usar vestidos com alcinhas mais grossas para não ficar caindo e ela poder brincar em paz; deve poder usar tênis para correr e não saltinhos; deve poder usar camisetas coloridas seja lá menino ou menina. Enfim, criança tem que poder se sentir bem com a roupa, confortável, mas acima de tudo, deve condizer com a idade que ela tem. Já basta o mundo dos adultos e essa inversão de papel que vivemos onde mulheres e homens maduros, com mais de 50, vestem-se (e agem) como se tivessem 20. Não precisamos, também, transformar crianças em mini adultos né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário