Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Empresa indiana contrata só mulheres como motoristas para que elas ocupem o espaço público

Baseada em Nova Deli, a startup que presta serviços de delivey e tem como objetivo tanto estimular as presença de mais mulheres em setores ainda dominados por homens, quando “mudar a mentalidade das pessoas” em um país com altas taxas de estupro

 05.12.2016 | POR REDAÇÃO MARIE CLAIRE

A empresa especializada em delivery Even Cargo, de Nova Deli, na Índia, decidiu tomar uma decisão importante no que diz respeito à conquista da equidade de gênero. Em um país marcado por altas taxas de violência sexual, a startup tem contratado apenas mulheres motoristas como parte do esforço de ampliar a participação feminina nos espaços públicos.
Segundo a fundadora Yogesh Kumar, de 28 anos, a missão da companhia remonta de dezembro de 2012, quando o estupro coletivo de uma jovem em um ônibus público gerou revolta no país e no mundo. “O gênero é o cerne da nossa iniciativa, que pode mudar a mentalidade de muitas pessoas que passarem a ver mais mulheres ocupando os espaços públicos”, disse ao The New Yorker.
Na Índia, o setor de entregas é onde se concentram os melhores salários, porém ainda é dominado por homens.
Apesar da boa intenção, a empresa enfrentou alguns obstáculos no início. Encontrar meninas para a função não foi uma tarefa fácil. “Alguns pais insistiram que o serviço de entrega não era uma trabalho para uma mulher ou ainda que as motocicletas usadas eram perigosas – no fim do primeiro dia, quatro meninas desistiram”, contou Yogesh.
Por outro lado, as que insistiram no trabalho alegam ter conquistado independência financeira e no dia a dia. Pappi, de 19 anos, que usa seu salário para pagar a faculdade, disse que a melhor parte tem sido a liberdade de dirigir pela cidade: “Me sinto muito orgulhosa de executar o mesmo trabalho que os rapazes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário