Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

ONU lança guia sobre como explicar o que é Estado de Direito para crianças e adolescentes

ONU
21/02/2019
Publicação da UNESCO e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apresenta orientações para gestores e educadores que queiram trabalhar temas de justiça, direitos humanos e combate à corrupção com estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Estudantes em biblioteca universitária de Rabat, no Marrocos. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel
Estudantes em biblioteca universitária de Rabat, no Marrocos. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel
A UNESCO e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançaram nesta semana (20) um guia para formuladores de políticas sobre qual é o papel das instituições de ensino na consolidação do Estado de Direito. Publicação apresenta orientações para gestores e educadores que queiram trabalhar temas de justiça, direitos humanos e combate à corrupção com estudantes dos ensinos fundamental e médio.
As duas agências da ONU lembram que o Estado de Direito é o fundamento de sociedades justas e inclusivas. “Ele obriga as instituições a prestar contas, a proteger os direitos humanos, a serem justas e transparentes e a dar aos cidadãos os meios de participar de maneira construtiva da sociedade”, afirmaram os chefes da UNESCO, a francesa Audrey Azoulay, e do UNODC, o russo Yury Fedotov.
O guia traz recomendações e exemplos de boas práticas sobre como o setor da educação pode ajudar os jovens a se tornarem cidadãos engajados e tomarem decisões eticamente responsáveis em suas vidas cotidianas. As sugestões também visam mostrar para os estudantes como é possível agir com empatia e respeito pelos outros.
Concebido para distribuição global, o material considera diferentes cenários de presença e atuação do Estado de Direito, com indicações sobre o que fazer, por exemplo, em contextos de risco, quando crianças e adolescentes estão mais vulneráveis à violência e à criminalidade.
Na avaliação dos dois organismos internacionais, a educação desempenha um papel importante na criação de uma cultura de legalidade, onde os cidadãos compreendem e respeitam a leis, além de participarem de processos decisórios sobre a legislação.
“Ela (a educação) garante uma função importante de proteção, reforçando a capacidade dos estudantes de enfrentar e superar situações difíceis da vida”, acrescentaram os dirigentes das agências.
Acesse o guia clicando aqui (em inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário