Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Seja sua prioridade

O equilíbrio das nossas relações começa com o amor por nós mesmas. Sem isso, passamos a oferecer mais e receber menos

Desde que nascemos, pouco aprendemos sobre amor-próprio, sobre sermos nossa prioridade, autocuidado. Parece que compreendermos o nosso valor, merecimento e necessidades (consciência tão urgente para todas nós) soa até como egoísmo em determinados contextos.

Na verdade, desde a infância, muitas de nós que chegou a manifestar algo que priorizasse nossas necessidades, recebeu a “acusação” de estar sendo egoísta…

Mas o que quero que você reflita, é que enquanto você não for a sua prioridade, todas as suas relações seguirão em desequilíbrio. Enquanto você acreditar que precisa ser aquela Mulher Maravilha que tem que atender às expectativas e desejos dos outros para ser aceita e amada, você ainda estará caminhando na direção contrária ao seu amor-próprio – que lhe fará ser verdadeiramente amada por todos (mesmo que você nem tenha essa pretensão).

Nós, mulheres, sofremos grandes impactos emocionais que têm suas explicações em nossos relacionamentos. Afinal, eles são nossos espelhos. Se você não se ama, não se aceita e não é sua prioridade, acaba atraindo relações que reafirmam isso tudo. Atraímos o que vibramos (fique esperta nisso!).

Muitas irregularidades ginecológicas têm suas raízes em situações vividas em nossas relações, e que precisamos olhar, curar e ressignificar. Endometriose, miomas e candidíase (entre outros problemas) têm entre seus gatilhos emocionais justamente a faltas de amor por nós mesmas.

Olhe para sua história

Eu lhe proponho um movimento em direção à sua história, a olhar aquelas relações que deixaram marcas na sua alma, entende? Situações que você viveu e notou o quanto precisava se priorizar, se valorizar. Pois certamente essas passagens acabaram por adoecer seu corpo e feminino.

Quando pensamos sobre saúde da mulher no sentido integral, incluindo seu emocional, precisamos pensar em nos conectarmos com o que chamo de “3As” – Amor Próprio, Autoestima é Autoconfiança. Investigar onde eles se perderam ou se nunca os tivemos para então dar start num trabalho terapêutico que possa fortalecê-los.

O equilíbrio das nossas relações começa com o amor por nós mesmas. Sem isso, passamos a oferecer mais e receber menos. Ser sua prioridade, a partir de agora, é a sua prioridade. Você pode não ter aprendido nada sobre isso desde que nasceu, mas agora já pode aprender a se amar e a mudar a sua história.


Kareemi é criadora da Ginecologia Emocional, autora do livro Viva Com Leveza (Gente) e palestrante motivacional. Nesta coluna, mensalmente, trará reflexões sobre os comportamentos, emoções, corpo e alma femininos. Seu Instagram é @ginecologiaemocional

Nenhum comentário:

Postar um comentário