Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 7 de junho de 2020

Violência doméstica durante pandemia reflete falha educacional

Segundo Eunice Prudente, a causa da violência exacerbada contra a mulher deve ser procurada nas diferenças da educação de meninos e meninas
Editorias: Eunice PrudenteRádio USP - URL Curta: jornal.usp.br/?p=327605
Tocador de áudio
Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos mostram que o número de denúncias de violência contra a mulher, através do canal 180, recebidas neste momento de isolamento social imposto pela pandemia aumentou quase 40% em relação ao mesmo mês de 2019. Apesar do crescimento no número de denúncias, o aumento da violência doméstica escapa das estatísticas dos órgãos de segurança pública, uma vez que muitas mulheres não têm como efetuar a denúncia, já que estão convivendo com seu agressor, que, na maioria das vezes, é alguém da própria família. O artigo 226 da Constituição Federal mostra que cabe ao Estado assegurar assistência à família na pessoa de cada um que a integra e criar os mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações. Um dos meios de proteção à mulher é a Lei Maria da Penha.
A professora Eunice Prudente cita que “um dos fatores para que essa realidade de violência ainda exista é a educação diferenciada de meninos e meninas. As meninas são formadas para servir a sociedade e nunca serem protagonistas de sua própria vida. A educação aos meninos é um protagonismo para deixar os outros para trás. É uma competição para vencer sempre. Com isso, muitas formas agressivas são impostas aos meninos”.
Acompanhe, pelo link acima, a íntegra da coluna Educação e Direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário