Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012


8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero tem recorde de trabalhos inscritos

Com mais de cinco mil textos recebidos, concurso revela presidenta Dilma Rousseff como personalidade feminina mais citada entre estudantes do Ensino Médio. Em fevereiro de 2013, comissão julgadora definirá trabalhos vencedores
 
8º pr��mio construindo a igualdade de g��nero
 
Em sua oitava edição, o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero recebeu 5.139 trabalhos, maior número de inscrições de todos os anos. Em 2010, foram efetuadas 4.572 inscrições, quantidade superada em 12% no concurso atual. 
 
A premiação foi instituída, em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Ministério da Educação (MEC) e da ONU Mulheres. Trata-se de concurso de redações, artigos científicos e projetos pedagógicos na área das relações de gênero, mulheres e feminismos, para estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres.
 
Em fevereiro de 2013, a comissão julgadora decidirá os trabalhos vencedores. A entrega do prêmio será feita durante o 3º Encontro Nacional de Grupos e Núcleos de Pesquisa – Pensando Gênero e Ciências, no mês de maio, em Brasília.
 
Em comparação com o 7º prêmio, de 2011, houve um aumento de 29,61% de textos inscritos. Em algumas categorias, como a de mestre ou estudante de mestrado, o crescimento foi de 94,26% em 2012. No total, foram recebidas 4.105 redações de estudantes do Ensino Médio, 958 artigos científicos – para graduados e pós-graduados – e 76 projetos na categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero.
 
Segundo a coordenadora-geral de Educação e Cultura da SPM, Hildete Pereira, os números demonstram que a comunidade universitária e as escolas estão comprometidas com a questão de gênero, feminismos e combate ao racismo. “No Ensino Médio, notamos que as escolas, especialmente as públicas, têm promovido essa discussão”. Ela destaca o empenho individual de professoras e professores, que abordam a temática em sala de aula, provocando, assim, a discussão e produção de textos sobre gênero. 
 
Mulheres marcantes – Na pré-seleção das redações do Ensino Médio, chamou a atenção a referência à presidenta Dilma Rousseff em 30% das redações. Na análise de Hildete Pereira, a presidenta Dilma, ao assumir o cargo mais alto do Poder Executivo do país, se fixou no imaginário popular como mulher forte, poderosa e corajosa.
 
“Para nós, foi uma surpresa a presidenta Dilma ser a personagem feminina mais citada nas redações. Ela desbancou as mais populares até agora, nas edições do prêmio, tais como Joana D’arc, Cleópatra e Anita Garibaldi”, listou.
 
Pereira avalia que agora, de uma vez por todas, “as meninas acreditam ser possível ocupar o lugar igual ao dos homens, partilhando poder, enfrentando desafios, dirigindo o país”.
 
Ela ressalta o recorde do concurso atual em relação às demais edições. “Para a SPM e o MEC, significa que uma nova sociedade está em construção e que o futuro pode ser de igualdade para homens e mulheres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário