Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Ban Ki-moon pede sociedade mais acessível no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência 


(Irin/Evans Mensah)Salientando a necessidade de garantir às pessoas com deficiência acesso igualitário a serviços e oportunidades em todo o mundo, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu hoje (3) um novo impulso global destinado à criação de “sociedades que valorizam a diversidade e a inclusão”.
Em sua mensagem para marcar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, Ban Ki-moon também apontou para a reunião do próximo ano da Assembleia Geral da ONU sobre deficiência e desenvolvimento. O Dia Internacional de hoje marca o lançamento oficial dos preparativos para a Reunião de Alto Nível, que ocorrerá em setembro na sede da ONU em Nova York.
“Este encontro se realizará quando a comunidade internacional trabalha para construir uma agenda de desenvolvimento pós-2015, apresentando uma oportunidade para assegurar que os direitos, interesses e contribuições das pessoas com deficiência sejam plenamente levados em conta”, disse Ban.
Mais de um bilhão de pessoas – cerca de 15% da população mundial – vivem com algum tipo de deficiência. A ONU promove a data internacional desde 1992, quando a Assembleia Geral reconheceu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, mudando seu nome para o atual em 2007.
Foi também em 2007 que a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência foi aberta a assinaturas,  entrando em vigor em 2008. No mês passado, 126 países, representando dois terços dos Estados membros da ONU, já haviam ratificado a Convenção.
Ban Ki-moon observou que a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorreu  no Brasil, já havia destacado o tema. ”Nosso desafio é oferecer a todas as pessoas a igualdade de acesso que precisam e merecem”, disse Ban. “Em última análise, isso irá criar um mundo melhor para todos”, acrescentou, lembrando que a Rio+20 concordou com a importância da acessibilidade para alcançar o futuro que queremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário