Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


Crianças representam um terço das vítimas de tráfico de pessoas no mundo, diz ONU

UN Photo/Myriam AsmaniCerca de 27% de todas as vítimas de tráfico de seres humanos oficialmente detectados em todo o mundo entre 2007 e 2010 são crianças, 7% a mais do que no período de 2003 a 2006, revela o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas 2012, divulgado hoje (12) pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
“O tráfico humano exige uma resposta enérgica fundada sobre a assistência e proteção às vítimas, a rigorosa aplicação do sistema de justiça criminal, uma política de migração coerente e regulação firme dos mercados de trabalho”, disse o Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov.
Os resultados incluem um aumento no número de meninas vítimas, que compõem dois terços de todas as crianças traficadas. Meninas agora constituem de 15% a 20% do número total de vítimas registradas, incluindo adultos — se somadas às mulheres adultas, essa proporção chega a 75%, enquanto os meninos representam cerca de 10%, de acordo com o relatório que toma como base dados oficiais fornecidos por 132 países.
Entre as conclusões do relatório, o UNODC observou que existem variações regionais significativas. Enquanto a percentagem de crianças vítimas detectadas é de 68% na África e no Oriente Médio, e 39% no Sul da Ásia, a Ásia Oriental e Pacífico, essa proporção diminui para 27% nas Américas e 16% na Europa e Ásia Central.
Além disso, países da África e da Ásia em geral interceptam mais casos de tráfico para trabalho forçado, enquanto a exploração sexual é um pouco mais frequentemente encontrada na Europa e nas Américas. O tráfico para remoção de órgãos foi detectado em 16 países pesquisados.
De acordo com o UNODC, Fedotov reconheceu as atuais lacunas no conhecimento sobre este crime e a necessidade de dados mais abrangentes sobre os infratores, vítimas e os fluxos de tráfico. Ainda assim, a agência estima que o número de vítimas de tráfico chegue a milhões.
O Relatório também alerta sobre baixos índices de condenação dos responsáveis. 16% dos países pesquisados não registram uma única condenação por tráfico de pessoas entre 2007 e 2010. O UNODC é guardião do Protocolo para Prevenir, Suprimir e Punir o Tráfico de Pessoas, ratificado por 154 países e adotado pela Assembleia Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário