Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012


"Estado do Mundo" para jovens destaca que qualidade de vida não depende do consumismo

juventude2.jpg
Imagem: reprodução

“Atenção! Você está de posse de um material muito perigoso, um documento subversivo”, avisa, logo de início, a publicação Ter mais ou viver melhor?. Voltado para o público juvenil, o documento lançado no Brasil pelo Worldwatch Institute (WWI) em parceria com o Instituto Akatu e a Unescocat (Unesco - Catalunha), é uma versão mais leve e adaptada dorelatório "O Estado do Mundo", divulgado anualmente pela WWI.

A ideia é estimular os jovens a liderar uma transformação cultural em prol da adoção de um novo estilo de vida socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente viável. Portanto, “subverter” a ordem estabelecida, que prioriza o consumismo.

A linguagem informal e direta, além das páginas recheadas de fotos e diagramação dinâmica, estabelecem a ponte necessária com o público-alvo ao longo de suas 33 páginas, para informar sobre os impactos positivos e negativos dos padrões atuais de consumo. O documento tenta ainda incutir no jovem a ideia de que, geralmente, a qualidade de vida não está atrelada a ter mais dinheiro ou posses materiais.

“Analisando o ciclo de vida (ACV) dos produtos que compramos e aumentando a vida útil dos que já temos, reduzimos o impacto negativo do nosso consumo e despertamos os jovens para a análise do ciclo de vida, ‘ACV Teens’, tornando-os protagonistas na construção de ciclos inteligentes de consumo sustentável”, afirma Eduardo Athayde, diretor do Worldwatch Institute – Brasil.

O documento traz ainda relatos de mudanças culturais em diferentes grupos e comunidades por todo o mundo, que reformularam a produção e o consumo de bens e serviços em seu cotidiano e, assim, conseguiram atingir resultados bastante positivos em termos de adoção de comportamentos mais sustentáveis.

Mais do que exemplos inspiradores, esses casos são experiências que podem e devem ser replicadas no Brasil, envolvendo toda a sociedade nesse debate. “Cada pessoa é importante para dar sua contribuição individual, e para servir de exemplo e mobilizar seus amigos, familiares e conhecidos. Só assim se poderá caminhar para um mundo mais sustentável”, destaca Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário