Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


Tarefas de casa: tudo sobra para a mulher

Isa Stacciarini



Em pleno século XXI, lavar, passar e cozinhar ainda são tarefas predominantemente femininas. Apesar das incontáveis conquistas das mulheres  ao longo das décadas, o gênero enfrenta  problemas na hora de dividir os afazeres da casa com os homens, independentemente da classe social. Uma pesquisa feita pelo Data Popular em parceria com o Instituto Feminista pela Democracia SOS Corpo revela que em oito unidades federativas – inclusive o DF –, 71% das mulheres não possuem ajuda masculina na realização do serviço doméstico. 


  
As duas atividades com maior ausência de ajuda do companheiro são lavar e passar roupa – nas quais apenas 8% dos  homens participam. De forma geral, o cuidado da casa é praticamente um serviço exclusivo das mulheres brasileiras:  98% delas, além de trabalhar, também cuidam do lar. Devido à necessidade de conciliar o emprego com as tarefas domésticas, 73% das mulheres colocam a mão nos afazeres domésticos aos fins de semana.

Entre as casadas, os maridos dão mais trabalho do que ajudam, principalmente nas residências de classe C e D, onde 64% e 61%, respectivamente, revelam que os esposos são mais uma fonte de cuidado em casa.

Diante de um cotidiano cada vez mais exaustivo, uma vez que é preciso conciliar diversas tarefas, falta tempo e sobra cansaço. Entre as entrevistadas, sete em cada dez mulheres, o que representa um percentual de 58%, sentem que falta hora no relógio para cuidar de si. A maioria (75%) considera sua rotina extremamente cansativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário