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segunda-feira, 8 de junho de 2015

PUBLICIDADE FEMINISTA por Paula Tinoco Trindade



O que é publicidade? Uma ferramenta para reforçar estereótipos comportamentais? NÃO! Para ser palco dos mais bizarros exemplos de machismo e sexismo? Também não! Ou pelo menos não deveria ser assim! A publicidade é uma técnica de marketing que tem por objectivo ajudar as empresas a vender e contribuir para a criação de valor. Mas será que todas as marcas o conseguem? Ou que valores são esses que temos recebido através dos anúncios? Se fossem bons não seriam necessárias associações como – Observatori de les Dones als Mitjans de Comunicació, em Barcelona – que observa como as mulheres são representadas nos meios de comunicação e dedica-se a recolher denuncias das cidadãs sobre o uso do machismo nos media.
 
Excluindo o machismo e o sexismo, que precisam ser evitados, quais os valores que nos devem ser transmitidos na publicidade? Feminismo é a resposta! Porquê? Segundo o estudo da SheKnows, cerca de 52% das mulheres admitiram ter comprado um produto por terem gostado de como o anunciante representou a mulher e 43% disseram que se sentiram bem com o apoio da marca. Ou seja, se o objectivo das marcas é vender e se as mulheres são as que têm o maior poder de decisão na maioria das compras, ao invés de ignorar-nos ou tratar-nos como objectos de desejo sexual, as marcas devem valorizar-nos!
 
Porém antes de continuarmos com o tema Publicidade feminista, penso que é necessário fazer um pequeno parênteses e reflectir sobre o que é o FEMINISMO?! Muitas vezes um conceito mal aplicado! Será uma superioridade perante os homens? NÃO, isso é o contrário de machismo! NÃO é o que nós, mulheres, queremos! Preferimos igualdade! Queremos ser valorizadas por aquilo que somos!
 
Dito isto, e na procura pelo reconhecimento e valorização da mulher, a empresa cardstore.com apresentou, na minha opinião, um dos melhores vídeos publicitários de sempre. O filme de 4 minutos, publicado em meados de Abril de 2014, informa-nos que foi colocado um falso anúncio de trabalho, no jornal e online, com uma vaga para “Director de Operações”. As várias pessoas, que responderam ao anúncio, tiveram uma entrevista real via webcam e, durante a mesma, o entrevistador relata todos os critérios para assumir o cargo: estar horas de pé, só poder comer depois dos associados, dormir quando os associados permitirem, trabalhar 24 horas, 7 dias por semana, sem férias, zero remunerações, com maior intensidade de trabalho em épocas festivas… Crueldade? Não! A realidade de todas as mulheres que já tiveram oportunidade de ser MÃES!  O trabalho mais importante do mundo! Um trabalho para reconhecer e valorizar! Resultados? Esta campanha conseguiu não só aumentar a venda de postais para o Dia da Mãe, como criar uma relação emocional com os Consumidores e Possíveis Consumidores, bem como o aumento da notoriedade de marca a nível mundial.
 
Veja o vídeo aqui:


Outro exemplo, mais recente, é a campanha “This Girl Can”, elaborada pela agência FCB Inferno para a Sport England, que está a inspirar mulheres de todo o mundo. Porquê? Quantas de nós, mulheres, devido aos padrões de “beleza perfeita” impostos pela sociedade, nos sentimos envergonhadas ou constrangidas num ginásio? Porque temos mais celulite que a rapariga do lado, porque estamos a suar imenso, porque estamos com uns quilinhos a mais, entre muitos outros “bichinhos” que nos castram e nos limitam?!? Depois de um estudo de mercado, a Sport England chegou à conclusão que transmitir imagens de pessoas com abdominais perfeitos não motiva as mulheres a praticar desporto. Apesar de maioritariamente as inquiridas terem expressado a sua vontade de adoptar um estilo de vida mais saudável e praticar desporto, não o fazem por medo de serem julgadas pelo seu peso e idade.
 
Resultados? O vídeo, que foi publicado dia 12 de Janeiro deste ano, está a bater recordes de audiências. Deixo-vos aqui a campanha com mulheres reais, de todas as idades, com celulite e com corpos fora dos padrões ditos “perfeitos”, para que TODAS tenhamos menos complexos e sejamos mais felizes:


 
Artigo escrito em exclusividade para a MARIA CAPAZ por Paula Tinoco Trindade: http://mariacapaz.pt/cronicas/publicidade-feminista-por-paula-tinoco/

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