Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 20 de junho de 2015

Idosos são submetidos a abusos e violência diariamente, alertam especialistas da ONU

 
No Dia Mundial da Conscientização Contra o Abuso de Idosos, nesta segunda-feira (15), relatores especiais das Nações Unidas lembram que as pessoas mais velhas devem viver com dignidade e respeito.
Segunda-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos.Foto: EBC/Eduardo Bovo/Creative Common
Segunda-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial da Conscientização contra o Abuso de Idosos.Foto: EBC/Eduardo Bovo/Creative Common
 
As pessoas mais velhas têm direitos e devem ser capazes de viver livres de abuso e violência e com dignidade e respeito, disse um grupo de especialistas das Nações Unidas de direitos humanos para o Dia Mundial da Conscientização Contra o Abuso de Idosos, celebrado nesta segunda-feira (15).
 
“Nossa população mais velha ainda está sujeita a diferentes formas de abuso e violência diariamente, mesmo que as políticas e programas inovadores tenham sido adotados por muitos países na esfera nacional”, disse Rosa Kornfeld-Matte, especialista independente de Direitos Humanos da ONU que monitora e informa sobre o respeito a todos os direitos humanos pelas pessoas mais velhas no mundo.
A relatora especial das Nações Unidas sobre a violência contra as mulheres, Rashida Manjoo, destacou a necessidade de olhar para estas questões a partir de uma perspectiva de gênero e a idade sendo um fator contributivo estabelecido para o risco de violência.
 
“As mulheres mais velhas, devido à sua idade e desvantagens físicas, sociais e econômicas são, de fato, particularmente vulneráveis à violência”, disse ela. “Mas as maneiras que os direitos das mulheres mais velhas são abusados e as formas de violência que as afetam têm sido, até agora, seriamente esquecidas e negligenciadas.”
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário