Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 27 de dezembro de 2015

Em Lesbos, brinquedos de piscina são provas da viagem perigosa

Para onde quer que se olhe, em toda a costa, há provas da perigosa travessia da Turquia para a Grécia. Coletes salva-vidas, câmaras de pneu e botes destruídos estão por toda parte nas praias da idílica ilha de Lesbos.

Tinha visto imagens de montanhas de coletes salva-vidas laranjas nas praias, então não fiquei surpreso ao encontrá-las. Mas o que não esperava era encontrar brinquedos de piscina misturados lá no meio.

A primeira coisa que notei foi um salva-vidas de criança do Super Homem, feito para usar na piscina. A alguns metros, vi uma boia de braço com o desenho de um caranguejo sorridente. Comecei a caminhar na praia e pela primeira vez observei a enorme quantidade de brinquedos de piscina ali. Fiquei embasbacado. A cada poucos metros, havia mais um.

Uma boia de princesa. Um carro de corrida para crianças pequenas. Dora a Exploradora e outros personagens infantis se desinflando lentamente no sol do Egeu. Foi um golpe duro – lembrei de quando eu brincava na piscina com esse tipo de brinquedo. Itens criados para crianças felizes e sorridentes tinham sido usados no desespero por famílias fugindo da guerra em busca de uma vida melhor. Brinquedos feitos para piscinas em dias ensolarados são usados para potencialmente salvar a vida de uma criança aterrorizada na travessia escura e fria entre Grécia e Turquia.

Se algo representa quem são os refugiados, são essas imagens. Esses brinquedos não foram usados para evitar que terroristas se afogassem, mas sim para proteger crianças inocentes – protegê-las na travessia que elas não deveriam ser obrigadas a fazer.

Olhei para um dos pequenos coletes salva-vidas. As instruções me deram arrepios. “Aviso: não é um salva-vidas.” Todos os dias, crianças refugiadas atravessam o Mar Egeu agarradas a brinquedos, na esperança de que esses infláveis salvem suas vidas.

Mais tarde, soubemos que um barco naufragou logo depois de partir da Turquia. Três crianças teriam morrido.

O RYOT e o The Huffington Post se uniram para criar “A Travessia”, uma série de reportagens imersivas apresentada por Susan Sarandon que conta a crise dos refugiados na Grécia. Leia o post de Susan Sarandon sobre o projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário