14/12/2015
Algumas formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes deixam marcas no corpo das vítimas, conforme destacado em publicação anterior. Mas outras só se tornam visíveis aos olhos de pessoas que “aprendem” a ler suas evidências no comportamento emocional da criança e do adolescente. Vítimas de abuso sexual manifestam que algo está errado por meio de seu comportamento, do sono, da alimentação e do desempenho na escola. Isso ocorre em diferentes situações. Por isso, é preciso analisar o contexto para saber como identificar os sinais de abuso.
Crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual e violência doméstica podem dar sinais da situação através de mudanças de hábito e comportamento, tais como:
- Medo ou pânico em relação a alguma pessoa ou sentimento generalizado de desagrado por parte da criança quando sozinha com alguém;
- Medo do escuro ou de lugares fechados;
- Mudanças extremas, súbitas e inexplicadas no comportamento, como oscilações no humor entre retraimento e extroversão;
- Mal-estar pela sensação de modificação no corpo e confusão de idade;
- Regressão a comportamentos infantis;
- Tristeza, abatimento profundo ou depressão crônica. Fraco controle de impulsos e comportamento autodestrutivo ou suicida;
- Baixo nível de estima própria e vergonha excessiva;
- Culpa e autoflagelação;
- Ansiedade generalizada e comportamento agressivo com alguns casos de transtornos dissociativos na forma de personalidade múltipla;
- Interesse ou conhecimento súbito e não usuais sobre questões sexuais;
- Expressão de afeto sensualizada ou provocação erótica;
- Desenvolvimento de brincadeiras sexuais e masturbação compulsiva;
- Relatos de avanços sexuais;
- Desenhar órgãos genitais com detalhes e características além de sua capacidade etária;
- Abandono de comportamentos infantis;
- Mudança de hábito alimentar;
- Padrão de sono perturbado;
- Aparência descuidada e suja pela relutância em trocar de roupa;
- Resistência em participar de atividades físicas;
- Frequentes fugas de casa e prática de delitos;
- Envolvimento em situação de exploração sexual;
- Uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
A frequência e o desempenho escolar somados com mudanças em relacionamentos sociais também merecem atenção:
- Assiduidade e pontualidade exageradas;
- Queda injustificada na frequência escolar;
- Baixo rendimento causado por dificuldade de concentração e aprendizagem;
- Pouca participação em atividades escolares;
- Tendência de isolamento social;
- Relacionamento entre crianças e adultos com ares de segredo e exclusão dos demais;
- Dificuldade de confiar nas pessoas a sua volta;
- Fuga de contato físico
Nas próximas semanas, daremos continuidade à essa sequência de publicações com a parte 3: Indicadores na conduta dos pais ou responsáveis.
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