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domingo, 20 de dezembro de 2015

Como identificar os sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes – Parte 2

LO_CH_Abuso
14/12/2015

Algumas formas de violência praticadas contra crianças e adolescentes deixam marcas no corpo das vítimas, conforme destacado em publicação anterior. Mas outras só se tornam visíveis aos olhos de pessoas que “aprendem” a ler suas evidências no comportamento emocional da criança e do adolescente. Vítimas de abuso sexual manifestam que algo está errado por meio de seu comportamento, do sono, da alimentação e do desempenho na escola. Isso ocorre em diferentes situações. Por isso, é preciso analisar o contexto para saber como identificar os sinais de abuso.  

Crianças e adolescentes que sofrem abuso sexual e violência doméstica podem dar sinais da situação através de mudanças de hábito e comportamento, tais como:
  • Medo ou pânico em relação a alguma pessoa ou sentimento generalizado de desagrado por parte da criança quando sozinha com alguém;
  • Medo do escuro ou de lugares fechados;
  • Mudanças extremas, súbitas e inexplicadas no comportamento, como oscilações no humor entre retraimento e extroversão;
  • Mal-estar pela sensação de modificação no corpo e confusão de idade;
  • Regressão a comportamentos infantis;
  • Tristeza, abatimento profundo ou depressão crônica. Fraco controle de impulsos e comportamento autodestrutivo ou suicida;
  • Baixo nível de estima própria e vergonha excessiva;
  • Culpa e autoflagelação;
  • Ansiedade generalizada e comportamento agressivo com alguns casos de transtornos dissociativos na forma de personalidade múltipla;
  • Interesse ou conhecimento súbito e não usuais sobre questões sexuais;
  • Expressão de afeto sensualizada ou provocação erótica;
  • Desenvolvimento de brincadeiras sexuais e masturbação compulsiva;
  • Relatos de avanços sexuais;
  • Desenhar órgãos genitais com detalhes e características além de sua capacidade etária;
  • Abandono de comportamentos infantis;
  • Mudança de hábito alimentar;
  • Padrão de sono perturbado;
  • Aparência descuidada e suja pela relutância em trocar de roupa;
  • Resistência em participar de atividades físicas;
  • Frequentes fugas de casa e prática de delitos;
  • Envolvimento em situação de exploração sexual;
  • Uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.
A frequência e o desempenho escolar somados com mudanças em relacionamentos sociais também merecem atenção:
  • Assiduidade e pontualidade exageradas;
  • Queda injustificada na frequência escolar;
  • Baixo rendimento causado por dificuldade de concentração e aprendizagem;
  • Pouca participação em atividades escolares;
  • Tendência de isolamento social;
  • Relacionamento entre crianças e adultos com ares de segredo e exclusão dos demais;
  • Dificuldade de confiar nas pessoas a sua volta;
  • Fuga de contato físico
Nas próximas semanas, daremos continuidade à essa sequência de publicações com a parte 3: Indicadores na conduta dos pais ou responsáveis.

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