Pergunta foi feita à crianças, e a resposta não foi muito boa
por Rafael Silva
21.dez..2015
É de praxe: todo final de ano grandes agências publicam um vídeo agradecendo clientes e destacando seus melhores trabalhos no ano. A agência britânica Anomaly decidiu ir em uma direção contrária e fazer o que chamou de “experimento social” para seu vídeo natalino: perguntou à crianças na rua se, caso o Papai Noel fosse mulher, ela conseguiria fazer o mesmo trabalho.
As crianças responderam, em sua maioria, que não. “Ela teria que dar muitas voltas no céu e ficaria perdida” ou “ela teria dor de cabeça” ou ainda “se ela tivesse um bebê, teria que parar para amamentá-lo” foram alguns dos argumentos usados pelos pequenos. Provavelmente eles não sabem que estão perpetuando os esterótipos passados a eles, seja pelos seus pais ou pelo meio em que vivem.
E sim, pode ser só um vídeo sobre uma figura fictícia que sempre foi imaginada como um papel masculino. Mesmo assim, denota duas coisas: o quanto essa geração de ainda não está ciente de que mulheres podem ser o que quiserem e o quanto a igualidade de gênero infelizmente ainda está longe de ser alcançada.
Essa não é a primeira vez que a agência levanta a bandeira do feminismo. Em outubro, a agência fez para a revista Elle o vídeo central do movimento #MoreWomen, que destacou a ausência de mulheres em posições de poder.
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