Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça - 6ª Edição

22/01/2016

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça consiste em disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. É dirigido a empresas de médio e grande porte, públicas e privadas, com personalidade jurídica própria. A adesão ao programa é voluntária.


Ao participar do programa, a empresa elabora a ficha perfil da organização e um Plano de Ação explicitando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero e raça, de forma transversal e interseccional, dentro da organização.
A empresa que executa as ações de maneira satisfatória, no período do programa, conta com uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - que contribui para o alcance de bons resultados econômicos, financeiros e sócio-ambientais, e a divulgação nacional e internacional (por meio eletrônico) sobre o compromisso assumido com a igualdade racial e entre mulheres e homens.
Na execução do Plano, o que se espera da empresa é a adoção de práticas de igualdade entre mulheres e homens de forma sistemática, como um instrumento de gestão, que contribua para o alcance de bons resultados em termos de qualidade do ambiente de trabalho e produtividade. Trata-se de construir a oportunidade para aprofundar a transversalidade e interseccionalidade do enfoque de gênero e raça, mediante a transformação da gestão de pessoa, da cultura organizacional das empresas e da maneira como tratam seus negócios, suas políticas e a força de trabalho.
Ao cumprir esta tarefa, a empresa estará assumindo um dos valores fundantes do Programa – a busca de relações de trabalho mais igualitárias. No que diz respeito à igualdade, o ponto de incidência do programa é a superação da desigualdade de remuneração e de ocupação dos cargos gerenciais, onde a disparidade salarial e de acesso a cargos por mulheres e homens, brancas e brancos e negras e negros, ainda é muito grande. Desta forma, para a conquista da igualdade dentro da corporação, as organizações devem direcionar suas ações para dar visibilidade e valorizar o trabalho desenvolvido por mulheres.
Um programa desta natureza oferece às empresas a possibilidade de obterem reconhecimento público pela adoção de práticas de igualdade, considerando que as discriminações e os preconceitos afetam o rendimento de mulheres e homens no local de trabalho e na família, bem como o clima laboral da organização.
O programa também é direcionado para garantir o exercício dos direitos laborais das trabalhadoras e trabalhadores, ao distinguir com o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça as empresas comprometidas com a justiça social, a igualdade de gênero e raça, conjugando a lógica do exercício dos direitos com a lógica dos negócios, considerando que a igualdade entre mulheres e homens constitui atualmente um pilar fundamental da gestão organizacional e do êxito empresarial.
Outro valor do programa se relaciona com a promoção de empresas comprometidas com a justiça social que compartilham com o Estado a tarefa de dirimir desigualdades e opressões. E que se aproveitam, desse modo, das transformações sociais e culturais em curso com novos segmentos de consumidoras e consumidores, preocupados com as condições sociais, econômicas e ambientais em que os bens e serviços adquiridos são produzidos na perspectiva da sustentabilidade.

Objetivos do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça

  • Contribuir para a eliminação de todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego;
  • Conscientizar e incentivar empregadoras e empregadores em relação às práticas de gestão de pessoas e de cultura organizacional que promovam a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens dentro das organizações;
  • Reconhecer publicamente o compromisso das organizações com a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho;
  • Promover a rede Pró-Equidade de Gênero e Raça;
  • Disponibilizar e divulgar um banco de práticas de igualdade entre mulheres e homens e raça no âmbito da gestão de pessoas e da cultura organizacional no mundo do trabalho.

 Critérios de Participação

 As empresas participantes devem ter o seguinte perfil: 
  • Podem ser públicas e privadas (médias e grandes), com personalidade jurídica própria  
  • Devem estar em dia com as obrigações trabalhistas.
  • Não ter sofrido denúncias de trabalho escravo.
  • Não ter denúncias não apuradas de abuso e discriminação
Edições do Programa:

• 6ª Edição - Inscrições prorrogadas - 29/2/2016 publicado no DOU de 21 de janeiro de 2016 



- Clique na opção abaixo e acesse as fotos da entrega do Selo da 5ª Edição do Programa.
-  Opção 1    -     Opção 2    



• 4ª Edição




• 3ª Edição


• 2ª Edição


• 1ª Edição


Para saber mais sobre o Programa, entre em contato:
Email:  proequidade@spm.gov.br
Telefone:(61)3313-7072 /(61)3313-7453

Nenhum comentário:

Postar um comentário