Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Existe uma crise dos meninos?

O autor do recém lançado livro "The Boy Crisis" examina essa questão em uma fascinante palestra
Guilherme Nascimento Valadares
29 de Agosto de 2018
Dr. Warren Farrell inicia sua palestra, para um auditório lotado, com duas perguntas:
"Quem aqui tem um filho, sobrinho ou irmão pequeno?"
"Desses, quais apresentam distúrbios com déficit de atenção, falta de motivação, vício em videogames ou comportamento agressivo e anti-social?"
Cerca de 30% da plateia responde afirmativamente ambas questões. E esse é o ponto de partida para uma conversa bastante necessária sobre a situação atual dos meninos.
Nos EUA, acabou de acontecer mais um tiroteio em massa perpetrado por um homem de 24 anos durante um torneio de e-sports. Segundo esse levantamento da Mother Jones, de 1972 pra cá, todos os tiroteios foram realizados por homens, exceto dois.
É importante olharmos em profundidade para o que está acontecendo com nossos jovens e buscar respostas que nos ajudem a transformar essa situação.
Dr. Farrell é uma das pessoas fazendo isso. Ele é um pesquisador, professor e ativista que defende a construção de relações mais amorosas, construtivas e saudáveis entre homens e mulheres, desde a década de 60. 
Seu trabalho já foi duramente criticado, nesse artigo é possível entender um pouco das controvérsias envolvendo suas visõesE nesse tópico do Quora há uma análise mais detalhada de seu histórico, com pessoas que o apoiam e o criticam. Melhor do que rejeitar alguém por conta do que se ouviu de outras pessoas, é examinar com seus próprios olhos.
Eu mesmo tinha dois pés atrás à respeito dele, mas após aprofundamento em seu livro, nos contextos de algumas de suas falas mais polêmicas e alguns diálogos online nos quais participou, acredito ser uma voz interessante e com muito a contribuir para problemas que tenho presenciado. 
Nos últimos anos conduzi rodas de conversa com adolescentes e a quantidade de meninos que vejo completamente perdidos, carentes, auto-destrutivos e sem eixo é impressionante. De partir o coração.
Esses rapazes não chegam acabrunhados e chorando. Ao contrário, entram nas rodas de peito estufado e contando piadas. Somente ao final, quando enxergam que quase todos os outros enfrentam dificuldades, aceitam pedir ajuda.
Dr. Farrell no tour de "The Boy Crisis"
Por tudo isso, acredito que o livro mais recente de Warren merece nossa atenção: "The Boy Crisis" (A Crise dos Meninos).
Inclusive, esse livro e a palestra abaixo seriam um excelente tema de debate para grupos de homens e mulheres.

"A crise dos meninos", no TEDx Marin


Alguns fatos mencionados na palestra:
  • pela primeira vez na história dos Estados Unidos, os meninos terão menos educação do que seus pais
  • educacionalmente, os meninos estão atrás das meninas em todas as 70 nações desenvolvidas, segundo a ONU
  • a população prisional norte-americana cresceu 700% desde 1972, a maioria são homens (93%)
  • em média, acontece um tiroteio em escola por semana nos EUA desde o tiroteio na escola Sandy Hook
Causas especuladas pelo Dr. Warren Farrell para a crise dos meninos:
  • meninos com ausência de figuras paternas
  • escassez de educadores e professores homens
  • falta de propósito
* * *
Sobre a falta de propósito (dor muito presente nos emails pedindo ajuda que recebemos no PdH), Warren compara o maravilhoso trabalho feito pelos movimentos das mulheres para expandir as possibilidades apresentadas a elas:
Enquanto isso, os meninos seguiram restritos aos papéis de sempre:
Por fim, Warren sugere uma possibilidade de transformação para os propósitos dos meninos, narrando uma curiosa história (vale assistir a palestra na íntegra):
A seguir, compartilho o relato de um pai que resolveu se dedicar integralmente ao filho, comprovando o ponto feito pelo Dr. Warren de que homens podem sim encontrar realização nas atividades de cuidado. Gravamos para nossa série "Caixa-Preta":

* * *
Na visão de vocês, há uma crise dos meninos? E como homens e mulheres podem se juntar para lidar com esse tema de maneira mais construtiva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário