Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Pesquisa busca identificar a discrepância da participação de mulheres e de homens na ciência

O LEVANTAMENTO É FINANCIADO PELO CONSELHO INTERNACIONAL PARA A CIÊNCIA – ICSU (EM INGLÊS, INTERNATIONAL COUNCIL FOR SCIENCE) E REALIZADO POR 11 INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – UNIÕES CIENTÍFICAS INTERNACIONAIS, ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS E A UNESCO
terça-feira, 14 de agosto de 2018
Está em curso uma pesquisa com o objetivo de quantificar e qualificar o “gender gap” – a discrepância da participação de mulheres e de homens nas áreas de ciências da natureza, matemática,  computação, história e filosofia da ciência e tecnologia, tanto nas carreiras acadêmicas quanto fora destas. Esta pesquisa é parte de um projeto global sobre a questão de gênero, chamado “ICSU Project Gender Gap in Science – A Global Approach to the Gender Gap in Mathematical, Computing, and Natural Sciences: How to Measure It, How to Reduce It?”.

O levantamento é financiado pelo Conselho Internacional para a Ciência – ICSU (em inglês, International Council for Science) e realizado por 11 instituições parceiras – uniões científicas internacionais, organizações não governamentais e a UNESCO.
A pesquisa tem como base uma iniciativa de 2010 da União Internacional de Física Pura e Aplicada – IUPAP (International Union for Pure and Applied Physics), cujo questionário foi respondido por 15 mil pessoas de 130 países diferentes. O objetivo é triplicar o número de questionários respondidos, de forma anônima e confidencial. Estes dados ajudarão a compreender melhor a questão do gênero das áreas do tipo “STEM” (Science-Technology-Engineering-Math).
Ao longo do segundo semestre de 2017 houve reuniões ao redor do mundo para discutir e aprimorar o questionário de 2010, que havia sido distribuído apenas entre físicos, para que se adequasse a todas as áreas mencionadas. Uma reunião foi realizada na Colômbia especialmente para adequar o questionário à realidade latino-americana, com representantes indicados pelas diferentes uniões científicas internacionais.
A astrônoma Daniela Lazzaro, pesquisadora do Observatório Nacional, participou da reunião indicada pela União Astronômica Internacional – IAU, particularmente como membro do Grupo de Trabalho sobre Mulheres na Astronomia.
A pesquisa está disponível para ser respondido até 31 de outubro de 2018. A pesquisa é voltada a todos os pesquisadores das áreas de interesse deste levantamento.
O questionário leva em média 45 minutos para ser respondido e pode ser salvo incompleto, quantas vezes for necessário, para que seu preenchimento seja continuado num momento posterior.
O questionário está disponível no endereço: https://statisticalresearchcenter.aip.org/cgi-bin/global18.pl.
Maiores informações sobre a pesquisa da Física podem ser obtidas em  https://www.aip.org/statistics/reports/global-survey-physicists.
O projeto ICSU pode ser encontrado em https://icsugendergapinscience.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário