Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

USPTalks #4: Violência contra a mulher / Ana Flávia Oliveira


USP Talks
Publicado em 29 de jul de 2016
“A violência contra a mulher é um problema enraizado na sociedade”, diz a pesquisadora Ana Flávia d’Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, especialista em violência de gênero e saúde da mulher, em evento da série USP Talks. Ela fala sobre a “invisibilidade” do problema, e sobre o quanto a violência contra a mulher é banalizada na sociedade, dificultando o seu enfrentamento: “Ao mesmo tempo que a gente sabe que acontece, parece que não acontece; ou quando acontece, a gente acoberta”, diz.
Uma em cada três mulheres em São Paulo violência física ou sexual dos parceiros; e as pesquisas mostram que essas mulheres têm muito mais risco de ter depressão, de tentar se suicidar, abortar e contrair doenças sexualmente transmissíveis.


Ana Flávia fala também sobre o fenômeno da culpabilização das vítimas, que tende a transferir para as mulheres a culpa sobre a violência sofrida. “Quando a gente fica sabendo de algum caso, imediatamente a gente começa a pensar se de alguma forma ela (a mulher) não mereceu”, diz. Será que ela bebeu? Será que ela não era chata? Será que ela não traiu? Será que ela usava saia curta demais? “Todos esses serás podem ter acontecido, mas não justificam a violência”, ressalta a pesquisadora. “Ser mulher é saber que pode viver violência a qualquer momento.”
Assista também à palestra da promotora de justiça Silvia Chakian: https://youtu.be/N4lYFc0h36w; e ao debate delas com a plateia no final do evento: https://youtu.be/nbuQsd5yZH8

Nenhum comentário:

Postar um comentário