Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 20 de novembro de 2018

UNESCO diz que filosofia é fundamental para sociedades livres e plurais

Pintura 'A Escola de Atenas', do renascentista e italiano Rafael. No centro da imagem, os filósofos Platão e Aristóteles (esquerda e direita, respectivamente) debatem. A obra se encontra no Palácio Apostólico, no Vaticano. Foto: Vaticano
Pintura ‘A Escola de Atenas’, do renascentista e italiano Rafael. No centro da imagem, os filósofos Platão e Aristóteles (esquerda e direita, respectivamente) debatem. A obra se encontra no Palácio Apostólico, no Vaticano. Foto: Vaticano
Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Filosofia, 15 de novembro, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, ressaltou que a disciplina é “um recurso fundamental para a convivência e para todas as sociedades que são livres e pluralistas – ou que desejam ser assim”. Segundo a dirigente, esse campo do conhecimento exige a “coragem intelectual de questionar estereótipos e desconstruir dogmatismos”.
“Quase 3 mil anos depois de a filosofia ter surgido pela primeira vez na China, no Oriente Médio e na Grécia Antiga, as questões levantadas na busca pela sabedoria ao longo dos tempos não perderam nada de sua relevância ou universalidade; na verdade, ocorre o contrário”, afirmou a chefe da agência da ONU.
Azoulay disse ainda que em um mundo “onde as mudanças sociais e as revoluções tecnológicas obscurecem pontos de referência tradicionais, onde os desafios sociais e políticos são imensos, a filosofia continua sendo um recurso essencial”.
“A filosofia nos liberta da tirania do ‘tempo real’, ajudando-nos a contemplar as questões sob uma perspectiva histórica e com o rigor intelectual necessários”, explicou a autoridade máxima da UNESCO.
15 de novembro. .​ 🤔 "A liberdade só pode ser alcançada através da liberdade dos outros.", Simone de Beauvoir.
Na visão de Azoulay, a disciplina também permite refletir sobre os princípios que fundamentam a vida em comunidade, ao discutir temas relacionados a justiça, paz, ética e moralidade. “Essas questões são especialmente relevantes na sociedade atual, onde os avanços da inteligência artificial parecem estar redefinindo as fronteiras humanas”, afirmou a dirigente.
“A filosofia implica uma abordagem e uma atitude particulares: uma abertura ao diálogo e à troca de opiniões, uma disposição para se adaptar ao que é considerado diferente”, completou a dirigente.
Em um tweet para a data, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que “o desconhecimento da filosofia leva a uma política ruim”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário