Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

'Não escreva para homens', diz Carmen Maria Machado, autora do Black Mirror feminista

carmen
Escreva as histórias que só você poderia contar
por Clarissa Wolff — publicado 10/11/2018

'Escrevo sobre a vida de mulheres porque é o que conheço, sobre o que penso, o que tenho interesse em explorar'
ponto do marido. Aquela costurada extra que transforma a mulher em um produto de consumo um pouco melhor para o agente da sua vida, o homem. Notícias denunciando a prática repercutiram recentemente, o que casou com o lançamento de O corpo dela e outras farras, de Carmen Maria Machado, que abre com um conto sobre o tema.
“Acho que os homens da minha vida ficaram com medo de falar comigo sobre o conto”, ela diz em entrevista ao A Redoma de Livros. “Tudo bem, eu não preciso saber se eles entenderam ou não.” 

Carmen, que escreve desde criança mas começou a levar a carreira a sério em 2012, na faculdade, usa e abusa de metáforas e tendências surrealistas para explorar as amarras de uma realidade atual. “Embora adorem descrever o que escrevo de diversas formas (surrealista, fantástico, horror), eu não adoto esses rótulos. Eu estou interessada em usar qualquer ferramenta para explicar aquilo que parece inexplicável”.
Falar sobre o inexplicável de uma realidade desigual e opressora não é tarefa fácil. “Eu não acho que seja sobre coragem”, ela começa, debatendo sobre a discussão feminista que ela evoca em cada um dos contos poderosos. “Escrevo sobre a vida de mulheres porque é o que conheço, sobre o que penso, o que tenho interesse em explorar.” 
As suas influências também são mulheres. Além das óbvias Ursula K. Le Guin e Margaret Atwood, Carmem cita Kelly Link, Karen Russell, Helen Oyeyemi, Shirley Jackson, Angela Carter. Escritoras famosas como Roxane Gay também elogiaram seu texto. Com influência de narrativa da televisão, o livro já foi comparado a Black Mirror e tem um capítulo inteiro de comentários sobre episódios de Law and Order. “Além da TV, cinema e video games também. A mídia sempre influencia ficção”, Carmem fala sobre seu processo.
Acima de tudo, seu livro se importa com mulheres. “Eu não posso falar de forma objetiva sobre o impacto do livro na vida das mulheres, mas eu sinto que ele está trazendo um ambiente de identificação para mulheres conversarem e escreverem sobre as próprias experiências. Isso me deixa muito animada!” E termina com um conselho:
“Não escreva para homens. Escreva as histórias que só você poderia contar.”
carmen

O CORPO DELA E OUTRAS FARRAS, Carmen Maria Machado
Tradução de Gabriel Oliva Brum
Planeta de Livros, 2018
240 páginas
R$ 49,90 

Nenhum comentário:

Postar um comentário