Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Mulheres consideram homens com traços de psicopatia mais atraentes

24 OUT 2019
serial killer norte-americano Ted Bundy não tinha nem 40 anos quando confessou ter assassinado 36 jovens (mas as autoridades suspeitam que ele tenha matado mais de 100 pessoas). Ele ficou famoso por sua brutalidade, mas também por um fator um tanto peculiar: seu charme.

Além de ser considerado bonito, o assassino tinha lábia e conseguia atrair suas vítimas com facilidade — o que faz muito sentido, de acordo com um estudo publicado no periódico Evolutionary Psychological Science. A pesquisa concluiu que homens com traços de psicopatia, como Bundy, são mais atraentes para as mulheres.
“Os homens psicopatas têm um estilo de personalidade que os faz parecer atraentes para as mulheres em encontros de namoro. Isso pode ser porque eles são mais confiantes ou se sentem à vontade, ou porque sabem exatamente o que dizer para chamar a atenção das mulheres”, disse Kristopher Brazil, um dos autores do estudo, ao PsyPost.
As conclusões de Brazil e seus colegas são resultantes de um experimento que envolveu 46 homens com idades entre 17 e 25 anos de uma universidade no Canadá. Na primeira parte do estudo, os voluntários tiveram que participar de um encontro amoroso com uma assistente da pesquisa por cerca de 2 minutos, enquanto tudo era gravado.
Depois, os participantes foram avaliados e tiveram seus níveis de psicopatia, inteligência social e sociossexualidade medidos pelos cientistas. Então, os vídeos foram assistidos por 108 jovens mulheres, que tiveram de classificar os homens em quesitos como atratividade geral, atratividade sexual e confiança. Outras 11 mulheres avaliaram a atratividade física dos voluntários.
Os pesquisadores, então, cruzaram os dados obtidos e se surpreenderam com o resultado: os voluntários com traços de psicopatia foram mais bem avaliados que os outros, inclusive pelas voluntárias que classificaram apenas sua aparência física. "O enigma de por que eles apresentam uma imagem tão positiva de si mesmos, apesar do efeito negativo sobre os outros, foi o que influenciou fortemente nossas ideias para este estudo”, relatou Brazil.
Quer dizer, então, que as vítimas de Ted Bundy têm uma parcela de culpa pelo aconteceu com elas? É claro que não. Segundo os especialistas, pessoas com traços de psicopatia também têm altos níveis de inteligência social — o que faz com que elas saibam o que fazer para "conquistar" os outros.
Corroborando com esse argumento estão diversas outras pesquisas, que mostram que os psicopatas têm tendência a serem mais manipuladores e enganadores. “Esses indivíduos podem usar seu charme e personalidade 'sensível' para obter confiança e desejo, mas seu objetivo final parece ser um prazer egoísta", explicou o especialista.
Vale lembrar que não são todos os psicopatas que se tornam serial killers como Ted Bundy. E é exatamente por isso que muitos estudos sobre essas pessoas ainda são necessários. "Nós realmente precisamos entender melhor os fatores que influenciam os meninos que começam a desenvolver uma personalidade psicopática, mantendo em mente o componente evolutivo para compreendermos por que certos fatores de desenvolvimento são influentes", ponderou Brazil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário