Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

MARIA VAI COM AS OUTRAS #8: FEMINISMO NEGRO

A socióloga Márcia Lima encerra a terceira temporada numa gravação especial com participação da plateia


09dez2019

Márcia Lima, pelo traço do ilustrador Caio Borges
Márcia Lima, pelo traço do ilustrador Caio Borges
Márcia Lima é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é professora do Departamento de sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, a Universidade de São Paulo – muito provavelmente os dois endereços mais sagrados à cátedra das ciências humanas. Sendo assim, Márcia se vê com frequência como a única mulher negra em meio a mestres e doutores, não só dessa área mas de tantas outras do universo acadêmico de excelência do Brasil.

E aos 48 anos, ela acaba de assumir a coordenação do Núcleo AFRO, para pesquisa e formação em Raça, Gênero e Justiça Racial, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap.
Nesta conversa, que encerra a terceira temporada do Maria Vai Com as Outras, Márcia veio de São Paulo para o Rio de Janeiro para conversar com Branca Vianna num evento organizado dentro da Casa Firjan que contou com uma plateia de ouvintes do podcast e admiradores do trabalho da Márcia. 
No encontro, ela fala das missões de como fazer as pessoas compreenderem as interseccionalidades dentro do movimento negro e do movimento feminista, a tentativa de tornar a pesquisa científica mais diversa, a compreensão limitada que se tem do trabalho escravo na construção do nosso país e, ainda, a importância em reforçar porquê falar somente de feminismo não é necessariamente falar de feminismo negro. 
 

>Links citados no episódio:
Saiba mais sobre o Núcleo de Pesquisa AFRO coordenado por Márcia. 
Artigos da Márcia no Instituto da Mulher Negra Gelédes. 
Saiba mais sobre o movimento dos anos 30 ‘A Frente Negra’. 
Conheça a Casa Firjan, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário