- POR PAULA JACOB
Filme da Netflix concorre em diversas categorias do Globo de Ouro e emociona o público
17 DEZ 2019
Quando é o começo do fim? Impossível dizer sem ter vivido um relacionamento, seja ele qual for ou quanto tempo durou. Só sabemos que quando chega, é difícil lidar com tantos sentimentos confusos. Talvez por essa identificação rápida que o filme Histórias de um Casamento, dirigido por Noah Baumbach, esteja fazendo tanto sucesso mundo afora. Produzido pela Netflix, o longa-metragem traz (o nosso #crush) Adam Driver e Scarlett Johansson como o casal protagonista, Nicole e Charlie. Pais de um menino, eles enfrentam uma separação confusa e complicada, cheia de negações e atitudes infantis - para quem tem pais separados, pode existir uma dupla proximidade com a narrativa. Mas o que torna o filme tão especial, considerando tantos outros sobre relacionamentos? Te mostramos aqui, por que todo mundo deveria parar duas horas do dia e assistir Histórias de um Casamento:
Direção
Líder de indicações para o Globo de Ouro 2020, Histórias de um Casamento é um filme bem amarrado pelo cuidado da direção de Noah Baumbach, que tinha na mão um roteiro ótimo e atores incríveis. Com um quê de Woody Allen, só que mais dramático, ele consegue abordar infinitos temas dentro do guarda-chuva de ‘relacionamentos’ nas entrelinhas. A beleza das palavras, da composição visual, cativam do começo ao fim. Vale colocar na lista outros longas dirigidos por ele, fã de retratar os dramas familiares: Frances Ha, Mistress America, Enquanto Somos Jovens e Os Meyerowitz.
Atuação
Difícil um filme de drama ser tão bom sem a qualidade da atuação do elenco. Adam Driver e Scarlett Johansson se entregam verdadeiramente ao papel, fazendo nossos corações ficarem bem pequeninos quando o diálogo esquenta e as verdades são ditas cara a cara. O desafio é conter as lágrimas com tanta intensidade, dado o tema que norteia o filme. Outra excelente participação é de Laura Dern como Nora Fanshaw, advogada de Nicole (Scarlett). Ela já tinha roubado toda a cena na segunda temporada de Big Little Lies, e volta às telas com tudo #musa! Adam Driver, Scarlett Johansson e Laura Dern receberam indicações ao Globo de Ouro pela atuação no filme - melhor ator, melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente.
O lugar da mulher na separação
Considerando que ainda vivemos em uma sociedade patriarcal, o filme deixa bem claro as desvantagens que uma mulher possui pelo simples fato de ser mulher na hora do divórcio. Em uma das cenas, Nicole (Scarlett Johansson) é questionada da sua capacidade de criar um filho por ser uma atriz famosa - sim, bizarro! Mas além dos quesitos legais, Histórias de um Casamento também explicita o quanto nós mulheres costumamos nos anular para garantir que o desejo do outro seja atendido a qualquer custo. É sempre importante estarmos conectadas com as nossas verdades para evitar que uma vida se passe e não tenhamos espaço de exercer nossos sonhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário