Uma pesquisa realizada pela Universidade da Concordia e pela Universidade Wilfrid Laurier, no Canadá, veio confirmar o que o velho ditado popular já dizia. Avós que dedicam tempo para seus netos durante a infância, desenvolvem uma relação mais próxima a eles depois que crescem.
DSC05646 freedigitalphotos Família que se diverte unida permanece unida
“A recreação é vital na formação de laços entre as gerações”, diz a autora da pesquisa, Shannon Hebblethwaite. “Dividir este tempo com os netos estabelece interesses comuns que, com o tempo, vão estabelecer uma forte relação entre netos e avós”.
Segundo Hebblethwaite, o estudo dos laços entre gerações é relativamente novo. “A maioria dos estudos olha para os pais, crianças ou idosos. Poucos examinaram como o lazer contribui para estreitar os laços entre os netos adultos e os avós”.
“Tricotando” com a vovó
A pesquisa, realizada com 16 idosos, com idades entre 65 e 89 anos, e 14 netos, com idades entre 18 e 24 anos, apontou que são nas ocasiões onde as gerações se encontram – durante as férias, feriados religiosos, na hora de cozinhar, de fazer compras ou cuidar do jardim – que os avós aproveitam para passar seus conhecimentos. “Eles contam antigas histórias de famílias, experiências pessoais e lições aprendidas”, disse a autora. “Eles passam valores familiares, tradições e a importância da união da família”. Um dos participantes, por exemplo, acabou virando chef de cozinha, depois que aprendeu a fazer uma torta com sua avó.
Mas o aprendizado é uma via de mão dupla, e os avós também aprendem com os netos. “Sobre videoconferências, e-mails ou novas tecnologias, geralmente eles aprendem para ficarem conectados com seus netos”, explica Shannon, cuja pesquisa foi publicada no periódico Family Relations.
Um estudo anterior já confirmava que o bom relacionamento entre gerações proporciona uma visão de vida mais positiva aos idosos. Neste estudo, ficou comprovado que, além disso, os netos retribuirão todo o amor dedicado a eles durante a infância.
por Enio Rodrigo