Quatro países onde mulheres ganham mais do que homens
Em quatro países a situação feminina no mercado de trabalho é melhor que a dos homens. Mas o cenário muda após a chegada dos filhos
A diferença salarial entre homens e mulheres na Irlanda é enorme. Mas, se você pensou que as mulheres são desvalorizadas em relação aos homens, enganou-se.
Uma pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que na Irlanda mulheres sem filhos ganham em média 17% a mais do que os homens.
Ainda de acordo com a pesquisa, Austrália, Luxemburgo e Holanda completam a lista dos quatro países desenvolvidos onde mulheres sem filhos ganham salários mais altos que homens.
Porém, segundo a OECD, uma vez que os filhos entram em cena, o panorama muda. A Austrália, por exemplo, ocupa a segunda posição dos países onde mulheres sem filhos ganham mais do que homens. Mas, após ter filhos, a diferença de salário cai para níveis semelhantes ao dos Estados Unidos.
Outro fator que diminui o rendimento das mulheres em relação aos homens são os gastos com os filhos. Na Holanda, onde mulheres trabalham em média duas horas a mais do que homens, após ter filhos, o salário feminino diminui sete por cento em relação ao masculino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário