Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O que fazer quando você é convidada por... ser mulher?

1/3/2013 - Suzana Herculano-Houzel

Caros leitores do outro lado da tela, uma ajudinha mental, por favor. A questão é a seguinte: semana que vem temos o dia internacional da mulher, e eu recebi há alguns meses um convite gentil para ser palestrante de um simpósio de Mulheres na Ciência. Entendi que a proposta não era discutir as dificuldades de fazer ciência sendo mulher, e sim apresentar mulheres cientistas. Se fosse para comentar as particularidades de ser cientista mulher, eu teria topado na hora. Mas eu tenho um dilema moral paralisante sobre ser convidada a palestrar POR ser mulher, então levei semanas sem responder. O convite foi gentilmente repetido, então expus meu dilema, fui gentilmente assegurada de quão importante seria minha participação... e acho que continuei paralisada por meu dilema moral e não respondi - o que quer dizer que não estarei lá na sexta-feira que vem.

As razões do meu dilema: (1) não gosto de reforçar segregações de gênero, e portanto não gosto de endossar eventos do tipo "Mulheres nisso ou naquilo". Acho que um evento chamado "Homens na ciência" seria prontamente repudiado, não? E (2) entendo a razão de ser de ações afirmativas, mas, francamente, acho que elas são desmoralizantes ao passar a mensagem pública de que "você foi escolhido porque é _______", e não pelo seu mérito. 

Ou estou exagerando e deveria, sim, ter aceitado o convite? Como vocês vêem, não estou convicta nem que sim nem que não - donde a paralisia mental para responder ao email mencionado. Argumentos pró, contra, ou mais ou menos, por favor? :o)

Nenhum comentário:

Postar um comentário