Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 23 de maio de 2013


No Uruguai, ministra Eleonora articula integração de políticas para a igualdade de gênero no Mercosul

22/05 – No Uruguai, ministra Eleonora articula integração de políticas para a igualdade de gênero no Mercosul
Ao lado da diretora do Instituto Nacional das Mulheres do Uruguai, Beatriz Ramirez (com echarpe branco), ministra Eleonora participa de encontros com autoridades do Mercosul Foto: SPM
Agenda prevê debates sobre violência contra mulheres e meninas, campanha contra tráfico para fins de exploração sexual e reflexão sobre ação política e democracia
Visite o portal www.mercosurmujeres.org/pt/
A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), participou do Colóquio Regional “Las mujeres y la política en clave regional” nos primeiros dois dias de missão ao Uruguai, que se estende até a sexta-feira (24/05). Fez exposição no painel “O contexto regional para o avanço da igualdade”, na segunda-feira (20/05), ao lado de diplomatas da Argentina, Brasil e Uruguai. 
 
Voltado à reflexão sobre as contribuições da perspectiva feminista na ação política, o encontro teve presença de parlamentares brasileiras, entre as quais a procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). A senadora disse que existe uma tendência à diminuição da desigualdade de gênero nos países do bloco, mas são vários os obstáculos que impedem a ampliação da participação feminina nos mais diversos setores da sociedade. “A discriminação salarial, a sobrecarga dos afazeres domésticos e a baixa participação na política são exemplos de restrições que precisam ser superadas para se atingir uma maior equidade de gênero”, defendeu.
 
Como representante da sociedade civil, Sueli Carneiro, conselheira de notório saber do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), foi comentarista da mesa “El diálogo con la política desde el feminismo”, com base na exposição de Marcela Lagarde, antropóloga mexicana.
 
Enfrentamento ao tráfico – Nesta quarta-feira (22/05), em Montevidéu, a ministra Eleonora prestigiará o lançamento da Campanha Regional de Luta contra o Tráfico de Mulheres e Meninas. Ao longo do dia, as autoridades da Mulher do Mercosul concentram o trabalho sobre estratégias para enfrentar a violência de gênero, promover trabalho e integração econômica e propor normas e diretrizes de igualdade de gênero.
 
Para quinta-feira (23/05), serão apresentadas propostas linhas de linhas de trabalho e espaços de coordenação com outras reuniões do Mercosul: Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) e Reunião de Altas Autoridades de direitos Humanos e Chancelarias do Mercosul e Estados Associados (RAADDHH).
 
Chefiada pela ministra Eleonora, a delegação da SPM é composta pela secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas, Vera Soares, pela assessoria especial Sônia Malheiros, pela coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres, Glaucia Fraccaro, pela coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede de Atendimento, Luana Grillo, e pela assessora técnica Maria Angélica Fontão.
 
Articulação regional – Organismo de integração regional e de construção das políticas para as mulheres no âmbito do Mercosul, a Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM) foi criada em dezembro de 2011, dando continuidade à Reunião Especializada da Mulher (REM), criada em 1998.
 
Mais informações sobre a RMAAM no portal: www.mercosurmujeres.org/pt/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário