Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 21 de maio de 2013


Secretário-geral da ONU elogia progressos em Moçambique, mas pede esforços por direitos humanos


Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com alunos da Escola Secundária Sansão Muthemba no Polana Caniço, Maputo, Moçambique. Foto: ONU
Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, com alunos
da Escola Secundária Sansão Muthemba em, Maputo,
Moçambique. Foto: ONU
Em uma visita à escola secundária Sansão Muthemba, Ban Ki-moon destacou a união para acabar com a violência contra as mulheres. Além disso, ressaltou a campanha feita por meninas para aumentar o conhecimento público e aumentar a vontade política e os recursos para prevenir e acabar com todas as formas de violência baseadas no gênero. “A violência contra mulheres e meninas é uma pandemia global”, disse Ban. “Temos que mudar atitudes e comportamentos.”O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, elogiou nesta terça-feira (21) o Governo e o povo de Moçambique pelo progresso constante no desenvolvimento político, mas pediu mais esforços para superar os desafios dos direitos humanos, incluindo a discriminação e a violência contra as mulheres, através da educação e conscientização.
Elogiando o papel da educação no país do sul da África, onde metade das mulheres são analfabetas, Ban Ki-moon anunciou também nesta terça que havia nomeado o presidente de Moçambique Armando Guebuza para o papel de Campeão da Educação.
“Educar as meninas é essencial para dar-lhes melhores oportunidades na vida”, disse Ban, acrescentando que as meninas que estudam são menos propensas a engravidar cedo e mais propensas a ter uma renda e serem mães bem-sucedidas.
No mês passado, a Relatora Especial da ONU sobre a pobreza extrema e direitos humanos, Magdalena Sepúlveda, expressou preocupação com as mulheres, crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência no país.
Sepúlveda acrescentou que, apesar de “um enorme progresso” para estabelecer a paz e a estabilidade, Moçambique continua a ser um dos países mais pobres do mundo, ocupando a posição 185 de 187 nações, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário