Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 21 de maio de 2013


Transporte público previne violência

MARIA DE FÁTIMA

O transporte público de qualidade e preço convidativo é uma das formas de se prevenir a violência.

O fato de uma pessoa ficar durante muito tempo em congestionamentos faz com que fique mais irritada. A irritação é um estado que pode levar alguém a agir com agressividade. Os desentendimentos no trânsito, em muitos casos, já são reflexos desta condição psicológica.

As grandes cidades atualmente não são as únicas que apresentam trânsito congestionado e caótico, esses problemas, já chegaram aos pequenos centros urbanos.
A única alternativa, para dizimar o trânsito pernicioso, é o oferecimento de um transporte público diferente deste que hoje temos em grande parte do país. Esta mudança é apenas possível se existir vontade política para isto.

Vejamos as principais mudanças que deveriam ocorrer: os ônibus teriam os degraus abolidos, permitindo que todos tivessem livre e cômodo acesso a eles; os pontos mostrassem o tempo para a chegada do coletivo; o tempo de espera não deveria ultrapassar dez minutos; o preço da passagem deveria ser bem menor, com isso, ele ficaria muito mais em conta do que utilizar o carro; também houvesse mais opções de itinerários que se cruzam, permitindo que longos trechos fossem feitos rapidamente; e, também permitissem que o acesso a metrôs e trens fosse facilitado.

Este tipo de transporte existe em muitas cidades de países desenvolvidos. Aliás, o metrô é parte crucial para o deslocamento dentro das cidades e, nos trechos intermunicipais, os trens dariam conta da demanda.

Se ao invés de se levar quarenta minutos para chegar ao trabalho ou escola, o tempo não fosse superior a quinze, certamente, o estresse diminuiria. A boa qualidade de vida seria uma consequência, pois teríamos mais tempo para o descanso, lazer e relacionamentos familiares e pessoais.

Veja-se que os gastos públicos com saúde também diminuiriam. Não existe outra solução nas cidades, a não ser, esta mudança radical de respeito e cuidado com todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário