Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 28 de março de 2014

Em meio a operação contra assédio, propaganda do metrô estimula "xavecos"

Gabriela Loureiro
Repórter de mundo do Brasil Post
Nos últimos sete dias, oito pessoas foram presas por assédios no metrô de São Paulo (são 26 em 2014 até agora), mas isso não impediu a rádio Transamérica de veicular uma propaganda, com o apoio do governo de São Paulo, fazendo apologia ao “xaveco” nos vagões.
Aos que já não correm o risco de perder a fé na humanidade, é possível ouvir aqui a propaganda na íntegra. “Para falar a verdade, eu até gosto do trem lotado, é bom pra xavecar a mulherada, né , mano! Foi assim que eu conheci a Giscreusa. Muito foi feito e o governo sabe que ainda tem muito pra fazer. Governo do estado de São Paulo”, diz a propaganda.
O áudio circulou pelas redes socais nesta terça-feira (25) e ganhou grande repercussão, até que o trecho controverso da propaganda foi retirado do ar. O metrô de São Paulo enviou uma nota de esclarecimento ao Brasil Post dizendo que o conteúdo da propaganda “não só estava em desacordo com o briefing passado como também não fora aprovado - nem pela agência tampouco pelo Metrô”. “Advertida, a Rádio Transamérica FM informou que a produção desse infeliz comercial é de sua inteira responsabilidade. Como jamais foi aprovado ou autorizado, esse serviço não foi nem será pago pelo Metrô”, diz a nota.
Pouco antes, a rádio Transamérica respondeu a uma ouvinte via Twitter que o texto do comercial já foi alterado, apesar de não reconhecer “qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual”. Segundo a rádio, o áudio faz parte de um programa de humor com o objetivo de divertir o público e passar informações sobre os serviços de trens da CPTM.
“O Gavião é um personagem caricato e humorístico. A propaganda em tela tem o condão de entreter e divertir o público ao passar informações sobre o serviços de tens da CPTM. Em nenhum momento o texto faz qualquer alusão a qualquer tipo de violência ou abuso sexual e quando o Gavião menciona o termo “xavecar”, se refere ao bate papo de paquera que pode acontecer em qualquer lugar com grande circulação de pessoas”, disse a Transamérica pelo Twitter.
Esse caso é tão problemático que não sei o que me preocupa mais. Há a dificuldade em relacionar uma cantada com violência sexual, que ignora o fato de vivermos em uma realidade sexista no Brasil. Existe a apologia ao "xaveco" no metrô (sério, qual é a necessidade de interromper uma mulher que muito provavelmente só quer chegar logo aonde quer que esteja indo?). Existe o fato de tudo isso ser veiculado em uma rádio para milhares de pessoas ouvirem e, é claro, disso tudo acontecer em uma tentativa de promover o governo de São Paulo, como diz o áudio. Segundo o metrô, a responsabilidade é da Transamérica, mas, de qualquer forma, o governo é citado na propaganda, então é impossível desvincular uma coisa de outra. Sem mencionar a falta de bom senso de veicular isso enquanto a polícia deflagra uma enorme operação contra molestadores de trens e metrôs e a própria presidente Dilma Rousseff se manifestou e pediu que as mulheres reportem os abusos aos policiais. Resumindo, é muito triste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário