Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 22 de março de 2014

Governo Federal lança 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves


21/03 – Governo Federal lança 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves
Prêmio homenageia Margarida Alves, dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero e acabou sendo brutalmente assassinada
A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural, e com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançam no próximo dia 24 de março a 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero. O lançamento está previsto para as 17 horas e ocorrerá durante o II Encontro Nacional dos Comitês de Mulheres dos Territórios da Cidadania, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.
O Prêmio Margarida Alves tem âmbito nacional e selecionará os melhores trabalhos sobre o tema Mulheres e Agroecologia em três categorias: Ensaio Inédito; Relatos de Experiências; e Memórias. Os trabalhos devem abordar algum dos seguintes tópicos: protagonismo das mulheres na produção e comercialização agroecológica, saberes tradicionais e sistematização de experiências, políticas públicas, organização social, articulação em redes e convivência com os biomas.
A edição deste ano busca promover o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito do tema, contribuindo para a formulação de políticas públicas e estimulando a participação de acadêmicos (as), das trabalhadoras rurais e das entidades representativas das (os) agricultoras (es) nesses processos. Serão premiados até quinze trabalhos, entre ensaios e textos, que receberão certificado; publicação impressa dos ensaios, relatos e das redações no formato de coletânea; e um kit de publicações, contendo títulos selecionados e produzidos pelas instituições organizadoras e/ou pelas instituições parceiras. Os vencedores receberão o prêmio individual de R$ 3 mil.
Margarida Alves – A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero; fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural; lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração; defendeu a Reforma Agrária e, em consequência dessa luta, acabou sendo brutalmente assassinada.
Entre os parceiros do Prêmio estão a Associação Brasileira de Agroecologia, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e a Sociedade Brasileira de Sociologia. Também fazem parte dessa parceria os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais - Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Contag; Movimento de Mulheres Camponesas; Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste; Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu; Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar; setor de mulheres extrativistas do Conselho Nacional de Populações Extrativistas; e o setor de gênero do Movimento dos Trabalhadores sem Terra.
O edital completo e as fichas de inscrição estão disponíveis nos sites do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead), além dos e sites das instituições parceiras.
Cronograma
Lançamento: Março 2014
Inscrição: 1º de abril de 2014 a 30 de agosto de 2014
Análise dos artigos e textos: 15 de setembro a 17 de outubro de 2014
Divulgação dos resultados / Premiação: Dezembro de 2014
Publicação de coletânea: Março de 2015

Lançamento da 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero
Data: segunda-feira (24 de março)
Hora: 17 horas
Local: Auditório do Centro de Convenções Israel Pinheiro - SHDB QL. 32 – conj. 1 BL A Lago Sul, Brasília – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário