Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 24 de março de 2014

SPM entrega três unidades móveis de atendimento às mulheres rurais no Paraná


21/03 – SPM entrega três unidades móveis de atendimento às mulheres rurais no Paraná
Ministra Eleonora Menicucci discursa na solenidade de entrega, no Paraná, das unidades móveis. Foto: Raquel Lasalvia
Ministra Eleonora Menicucci repassou as chaves dos ônibus ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e à secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Ville
 
“O governo federal tem buscado parcerias com os governos estaduais e municipais para fazer chegar às áreas mais profundas do Brasil as políticas públicas voltadas para as mulheres”. A afirmação é da ministra Eleonora Menicucci durante solenidade de entrega das unidades móveis de atendimento às mulheres do campo e da floresta ao estado do Paraná e ao município de Curitiba, na quinta-feira (20). A cerimônia aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui, na capital paranaense.
 
Como parte das ações do programa ‘Mulher, Viver sem Violência’, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) entregou dois ônibus equipados para o enfrentamento à violência doméstica ao governo do Paraná e um, à Prefeitura de Curitiba. Os três veículos irão apoiar a prestação de serviços de segurança pública, justiça e assistência social às vítimas da violência sexista, a fim de garantir às mulheres o acesso e proteção da Lei Maria da Penha.
 
A ministra da SPM fez o repasse das chaves ao prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e à secretária estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Ville. Trabalhadoras e produtoras rurais prestigiaram a cerimônia, além das deputadas estaduais MarlaTureck, Luciana Rafain e Mara Lima, da vereadora de Curitiba JoseteDubiaski, da prefeita do município de Lapa, Leila Kleink, e do prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes.
 
Diálogo com os movimentos – “Os ônibus estão com vocês”, falou Menicucci às trabalhadoras e produtoras rurais presentes. “Não existe política pública que não dialogue com os movimentos sociais”. A ministra acrescentou que o diálogo entre governos e sociedade civil é essencial para planejar o trajeto que a unidade móvel seguirá na região metropolitana de Curitiba e no interior do Estado.
 
O prefeito Gustavo Fruet reiterou o compromisso do município com o governo federal na implementação dos serviços de atendimento por meio da unidade móvel. “Recebemos com todo carinho e cuidado o ônibus. Vamos colocá-los em circulação a partir de um plano de atuação coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, mas em integração total com a Associação de Municípios da Região Metropolitana de Curitiba”, garantiu.
 
Para a secretária estadual de Justiça, Cidadanias e Direitos Humanos, Maria Tereza Ville, “os ônibus irão atuar como um canal de acesso à justiça para as mulheres”. 
 
Ao final de sua fala, a ministra Eleonora apelou a que as mulheres vítimas da violência de gênero denunciem também por meio da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. 
 
Mulheres rurais – Vera Dal Ponte, da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf), reforçou o papel do movimento de mulheres rurais na construção de políticas para esse público. “Gostaria de nos parabenizar, nós, mulheres, que conquistamos esse direito e o acesso às políticas públicas. É só através da luta que ampliamos nossos direitos”, afirmou.
 
A secretária da Mulher das Produtoras Rurais do interior do Estado, Mercedes Panassol, falou sobre o silêncio que envolve a violência conta a mulher no campo. “Muita gente pergunta: as mulheres da área rural sofrem violência? Sofrem muita. Mas, na maioria das vezes, é escondida, não é divulgada, não é falada”.
 
Na opinião de Mercedes, com as unidades móveis, as mulheres terão a oportunidade de fazer a denúncia, pois o atendimento irá até elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário