Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 21 de março de 2014

Fotógrafos do Diário ganham prêmio

Desconstruir o olhar onde valores da mulher foram corroídos pelo tempo foi o tema do 3º Concurso de Fotografia do SOS Ação Mulher e Família, do qual os repórteres fotográficos Cezar Magalhães e Ney Marcondes, do jornal Diário do Pará, tiveram seus trabalhos premiados esta semana.

Foram 30 fotos selecionadas entre profissionais do mundo todo que expressaram perfeitamente o tema "Superando Desafios", proposto pelo Núcleo de Fotografia de Campinas e a SOS Ação Mulher e Família, Organização Não Governamental, ambas realizadoras do concurso.

(Foto: César Magalhães/Diário do Pará)
Este é o 12º prêmio que Magalhães é contemplado durante sua longa carreira. Na foto, intitulada "O Futuro", tendo como cenário uma praia do município de Colares, no Pará, o fotógrafo mostrou o desafio de uma mulher ultrapassar a si mesma em direção ao futuro, focado na força feminina atual. "Agradeço minha esposa, Dora Magalhães, que andando nas areias da praia de Colares, me proporcionou esta imagem e o prêmio. O agradecimento é também para todos os que me incentivam todos os dias a lutar em busca dos meus objetivos", direciona Cezar Magalhães.

(Foto: Ney Marcodes/Diário do Pará)
A ideologia de que a mulher nutre e faz crescer também a boa conduta e o respeito humano, tornando-as cidadãs de direitos ficou claro na fotografia de Ney Marcondes, em que uma moça ribeirinha mostrava tristeza pelo barco que a conduziria à escola ter quebrado, impossibilitando o estudo. O momento foi intitulado pelo fotógrafo de "Libertas".

A família deu também a Marcondes a premiação em uma segunda fotografia. "Proteção" foi enquadrada à beira de um igarapé de Castanhal, também no Pará, onde uma mulher acolhe seu filho no colo, simbolizando o próprio ventre. "Chamo esse momento de pacto de vida", explica. Este é 7º prêmio na trajetória profissional de Ney, o segundo somente em 2014.

(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)
As três fotografias farão parte da Exposição Fotográfica do Senac de Campinas, em São Paulo, de 6 a 28 de março. Não haverá prêmios em dinheiro ou objetos. "Para nós, que trabalhamos com fotografia, vencer um prêmio com o tema complexo, como o proposto, além de sensível, tem valor muito maior", disse Marcondes.

(Brunno Gustavo/DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário