Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 25 de setembro de 2016

Hannah Arendt e o elogio da ação

  por 

Só a ação é prerrogativa exclusiva do homem”, escreve a filósofa: “nem um animal nem um deus é capaz de ação, e só a ação depende inteiramente da constante presença de outros”
Curadoria e Narração: Alexandre Machado
[Abertura do capítulo  “As esferas pública e privada — O homem: animal social ou político”, da obra “A Condição Humana”. Disponível na internet ou, em versão impressa, na rede de sebos Estante Virtual]

A vida ativa, que é a própria vida humana na medida em que se encontra empenhada em alguma atividade, está sempre enraizada no mundo dos homens e das coisas feitas pelo homem, sem jamais conseguir transcender as coisas e os homens. Duas coisas são certas: nem o ambiente no qual habita o homem existiria sem a sua atividade, nem o homem poderia desenvolver quaisquer atividades sem a mediação das coisas e dos outros homens.
Dentre as atividades humanas, uma se destaca por ser a única que, de forma alguma, poderia ser realizada fora da sociedade dos homens: a ação. É certo que um trabalho estritamente solitário não seria um trabalho humano; na verdade, tal trabalho seria mais condizente com um animal laborans, não com um homem. Ademais, um homem que obrasse sem a intervenção de qualquer outro homem, seria um mero fabricador, uma espécie de demiurgo platônico, e não propriamente um ser humano.
Entretanto, a ação é ainda mais especificamente humana. Com efeito, de nenhum modo, mesmo que quisesse, o homem seria capaz de realizá-la sozinho, já que o que a constitui é exatamente a presença constante dos outros homens. A ação é a única atividade do homem que não pode, em absoluto, ser realizada sem a presença do seu semelhante, ou seja, é a única atividade que não interpõe, entre um homem e outro, a mediação das coisas. Desta feita, a atividade realizada pela ação atinge, direta e imediatamente, o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário