Jornalismo de peito aberto
por Mamilos
16.set.2016
Pecado, egoísmo, exibicionismo, fraqueza, tabu. O suicídio é uma tragédia secreta de números impressionantes. Desde 2014, setembro foi eleito o mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Um mês para falar, discutir e aprender a acolher esse que talvez seja um dos nossos maiores tabus. Até porque, sofrimento, dor, desesperança e medo não desaparecem quando empurrados para baixo do tapete. Falar é um passo importante para o processo de cura e para ressignificar o sentimento de quem ficou para trás, sem nem saber como nomear a sua dor.
Para conduzir a conversa com muita sensibilidade trouxemos o psiquiatra Fe Duarte e a voluntária do CVV Pinheiros Silvia Conceição. E contamos com participações muito especiais: Elaine Alves, psicóloga, pós doutorando do Instituto de Psicologia da USP, Tiago Zortea, psicólogo e pesquisador na Universidade de Glasgow, Paula Fontenelle, jornalista e autora do livro “Suicídio, futuro interrompido” e Larissa Vasques, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília e voluntária da CVV.
Essa é uma conversa que entendemos que gere resistência, porque ninguém quer ter. Mas que é necessária e foi feita com muito cuidado para representar as vozes dos sobreviventes. E pra ser um farol em tempos escuros, sempre a um clique de quem precisar.
Vem de coração aberto, taca-lhe o play nesse Mamilos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário