Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 28 de março de 2017

ONU e papa Francisco reforçam cooperação na proteção de crianças contra violência

27/03/2017
A representante especial da ONU sobre Violência contra Crianças, Marta Santos Pais, se reuniu com o papa Francisco na semana passada (23) para discutir uma maior cooperação para proteger as crianças da violência sexual e de outras formas de hostilidades.
“Acelerar o progresso na proteção das crianças contra a violência precisa estar no centro das ações de cada país, cada fé e cada pessoa”, disse Marta durante encontro com o papa no Vaticano.
Segundo a representante especial, a reunião também serviu para melhorar a colaboração entre seu escritório e o Vaticano na implementação da Agenda 2030. “Em um mundo livre de medo e de violência, todo mundo conta e todo mundo é necessário”, afirmou.
O pontífice reiterou o seu apelo a uma política de “tolerância zero”. O papa Francisco reafirmou a elevada prioridade dada pela Santa Sé – nome oficial do Vaticano – à proteção dos direitos de todas as meninas e rapazes vítimas de violência, negligência, maus-tratos, abusos e exploração.
“Esta é uma praga, um grito oculto que deve ser ouvido por todos nós”, destacou o papa, reconhecendo a necessidade de “tomar as medidas necessárias para proteger de todas as formas a vida de nossos filhos, para que tais crimes nunca mais se repitam”.
O papa Francisco e a alta-funcionária da ONU também discutiram os perigos suportados pelas crianças em deslocamento, expostas a incidentes constantes de violência – especialmente quando viajam desacompanhadas ou separadas de suas famílias.
Representante especial do secretário-geral da ONU, Marta Santos Pais, reúne-se com o papa Francisco em audiência particular no Palácio Apostólico. Foto: L'Osservatore Romano
Representante especial do secretário-geral da ONU, Marta Santos Pais, reúne-se com o papa Francisco em audiência particular no Palácio Apostólico. Foto: L’Osservatore Romano
Além disso, eles destacaram o risco crescente de criminalização de crianças que vivem em comunidades socialmente excluídas e pobres, que carecem de apoio para desenvolver seu pleno potencial e que muitas vezes se tornam um alvo de grupos armados e de redes de crime organizado.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) incluem uma meta (16.2) que prevê o fim do “abuso, exploração, tráfico e todas as formas de violência e tortura contra as crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário