Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Campanha #FALE

LILITH
13/07/2018

LILITH: NÚCLEO DE PESQUISAS EM DIREITO E FEMINISMOS lança a Campanha #FALE, para incentivar as mulheres acadêmicas a falarem sobre as situações de discriminações ocorridas em ambiente acadêmico, especialmente no CCJ/UFSC. Tais ocorrências se configuram (a) pelas invocações discriminatórias de que as mulheres não podem ou não devem falar e devem se calar; (b) pelas  situações discriminatórias de interrupção discursiva contumaz das mulheres; (c) pela crença discriminatória de que a pessoa do gênero masculino possui legitimidade para representar as mulheres em suas ideias, pensamentos, sentimentos e valorações de comportamentos; (d) pela  usurpação indevida de ideias das mulheres, por parte dos homens; (e) pelas falas e comportamentos nefastos de que as mulheres não seriam bem-vindas em determinados espaços.
A Campanha #FALE, portanto, também denuncia tais ocorrências, trazendo determinadas frases à expressão, à discussão e à reflexão. Mulheres têm voz, mulheres estão presentes, mulheres ocupam lugares, mulheres existem, resistem, e transformam realidades.
Fundando-se na performatividade dos atos de fala e na produção de efeitos dos discursos, a Campanha também se vincula à ideia do Movimento #SeuSilêncioCompactua, realizado pelas acadêmicas e acadêmicos do Curso de Direito da UFSC (2015), o qual alerta para os sentidos de nossos comportamentos, especialmente para as omissões frente às situações discriminatórias, as quais legitimam a discriminação estrutural e reforçam comportamento nocivos às relações interpessoais e à saúde da comunidade acadêmica.
O convite da Campanha é para refletirmos sobre nossas relações interpessoais dentro da Universidade, mas também pode se estender para nossa forma de convivência em todos os nossos cenários.
Algumas frases mencionadas nos cartazes foram elaboradas a partir de falas discriminatórias apuradas na pesquisa do tipo levantamento, realizada pela acadêmica do Curso de Graduação em Direito Marina Z. Kohntopp, como atividade de pesquisa da disciplina Direito e Feminismos. As outras frases foram adaptações de expressões veiculadas nos cartazes da Campanha Contra o Assédio Sexual, com a hashtag #UniUnie, na Universidade de Genebra, Suíça (UNIGE), com quem estabelecemos parceria.
Maiores informações e ações: CAMPANHA FALE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário