Em comemoração ao Dia Malala, relatório do Banco Mundial aponta que limitar oportunidades educacionais traz prejuízos de até US$ 30 trilhões em produtividade e renda
por Marina Lopes / Vinícius de Oliveira 11 de julho de 2018
Em todo o mundo, cerca de 132 milhões de meninas entre 6 e 17 anos ainda estão fora da escola. No Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 1,3 milhão de jovens de 15 a 17 anos que não concluíram o ensino médio, 610 mil são mulheres. As oportunidades limitadas de educação para elas e os obstáculos que as impedem de completar 12 anos de escolaridade, de acordo com um novo relatório do Banco Mundial, chegam a custar aos países entre US$ 15 trilhões (R$ 58 trilhões) e US$ 30 trilhões (R$ 116 trilhões) em perda de produtividade e renda.
O relatório “Perda de Oportunidades: o elevado custo de não educar as meninas”, lançado em comemoração ao Dia Malala das Nações Unidas, que é celebrado em 12 de julho, mostra os impactos da escolarização, tanto em rendimentos financeiros, quanto nas vidas das meninas e das suas comunidades, incluindo demonstração de altruísmo, menor risco de sofrer violência por parte de um parceiro, eliminação do casamento infantil, a redução da taxa de fertilidade em países de alto crescimento populacional e a diminuição da mortalidade infantil e da desnutrição.
Um dos argumentos mais fortes do estudo é que meninas precisam completar o ensino médio, pois é esta etapa de ensino que traz maiores benefícios. A recomendação, no entanto, ainda está distante da realidade dos países de baixa renda: menos de dois terços das meninas concluem o ensino fundamental e uma em cada três delas concluem as primeiras séries do ensino médio.
Para Malala Yousafzai, mais jovem vencedora do Prêmio Nobel da Paz e cofundadora do Fundo Malala, o relatório é uma prova de que os líderes mundiais não podem mais adiar o investimento nas meninas. “Quando 130 milhões de meninas são impedidas de se tornar engenheiras, jornalistas ou CEOs porque não têm acesso à educação, nosso mundo perde trilhões de dólares que poderiam fortalecer a economia global, a saúde pública e a estabilidade. Se os líderes falam seriamente em criar um mundo melhor, eles têm que começar a investir seriamente em educação secundária para meninas”, defende.
“Eu tenho defendido o direito que meninas tenham acesso à educação e agora temos dados que apoiam isso. O estudo é um alerta para cada um de nós sobre o quanto estamos perdendo ao ignorar a educação das meninas”, disse Malala em teleconferência para discutir o documento.
Veja alguns dos principais destaques do estudo:
– Meninas que completam o ensino médio podem se tornar adultas mais saudáveis e prósperas, com família e filhos em menor número. Ao completar esta etapa, elas também têm maior probabilidade de participar da força de trabalho e tomarem decisões;
– A renda das meninas ao longo da sua vida poderia crescer de US$ 15 trilhões para US$ 30 trilhões em âmbito global, caso todas recebessem 12 anos de educação de qualidade;
– A universalização do ensino médio para meninas teria impacto na eliminação do casamento infantil e na redução em 75% da gravidez na adolescência;
– O ensino médio universal também pode contribuir para reduzir um terço da taxa de fertilidade em países com grande crescimento populacional. Essa redução poderia gerar US$ 3 trilhões por ano;
– A escolarização também tem impacto na saúde de mulheres, incluindo aspectos como o aumento do conhecimento delas a respeito do HIV/AIDS, diminuição do risco de violência por parte de um parceiro íntimo e redução do risco de mortalidade e desnutrição infantil;
– O ensino médio contribui para aumentar um décimo da tomada de decisões de mulheres na própria casa e um quinto da probabilidade de registro do nascimento de seus filhos;
– A conclusão desta etapa de ensino também permite que as meninas, quando adultas, tenham comportamentos mais altruísticos e confiem mais em amigos.
"Without a doubt, this study underscores the pivotal role that high school plays in shaping the lives of young girls. It's encouraging to see research emphasizing the crucial impact of education on their future prospects and well-being. Investing in a supportive and empowering high school environment for girls can truly pave the way for their success and development in various spheres of life." Most students are drawn to these types of articles and information, but they are unable to prepare for their exams, If you have been struggling with your exams and want assistance, students can do my class - do my online class and get higher grades on their examinations by providing them with the best available resources, including quality academic services.
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