Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Desde pequenas, mulheres fazem mais tarefas domésticas do que homens

Mesmo participando menos dos cuidados da casa, meninos são mais recompensados pelo trabalho que fazem

10/08/2018 / POR REDAÇÃO GALILEU

A disparidade de gênero pode começar desde cedo e em casa. É o que mostra um estudo da Maryland Population Research Center, que analisou quanto tempo homens e mulheres de 15 a 19 anos passam fazendo tarefas domésticas. Segundo a pesquisa, elas dedicam cerca de 45 minutos por dia à casa, enquanto eles dedicam meia horas. Mesmo que o tempo gasto pelas garotas com essas atividades esteja diminuindo a cada geração, pouca diferença tem sido observada entre os garotos.

Para os pesquisadores, isso também se traduz na desigualdade salarial e de carreiras entre os gêneros: para se atingir o equilíbrio, não basta que as mulheres ganhem mais, mas que os homens trabalhem em casa — e sem ganhar nada com isso.

Baseando-se nos relatórios de 2003 a 2014 da American Time Use Survey (que incluem mais de 6 mil estudantes), a socióloga da Universidade de Maryland Sandra Hofferth descobriu que há também diferenças entre os jovens provenientes do grau de educação dos pais.

Filhas de pais graduados passam 25% menos tempo dedicando-se aos afazeres domésticos do que filhas de pais que não cursaram o ensino superior. Mesmo assim, as primeiras ainda passam 11 minutos a mais cuidando da casa em comparação com os meninos. Para Hofferth, os pais mudaram suas expectativas em relação às filhas, mas não em relação aos filhos.

Além disso, de acordo com dados de 10 mil famílias que usam um app para recompensar a realização de tarefas domésticas, os garotos ganham o dobro de mesada que as garotas recebem: são US$ 13,80 por semana contra US$ 6,71. O estudo também observou que os meninos são mais recompensados por atividades como tomar banho e escovar os dentes, enquanto as meninas ganham por limpar a casa.

Outro estudo, realizado em 16 países de diferentes níveis econômicos e com jovens de 12 anos, também chegou à mesma conclusão: em todos esses lugares, as meninas fazem mais trabalhos domésticos do que os meninos.

O gênero também afeta a divisão de tarefas. Tanto quando se é uma criança quanto um adulto, mulheres cuidam mais da parte interna da casa (cozinhando, limpando e lavando roupas), enquanto homens fazem tarefas mais externas, como cortar a grama e tirar o lixo.

Por outro lado, no que diz respeito ao cuidado de parentes, os garotos parecem estar participando tanto quanto as garotas. Na Noruega, de acordo com um estudo internacional, eles até cuidam mais de parentes do que as mulheres. Para alguns pesquisadores, isso pode indicar que uma geração de pais mais empenhados surja nos próximos anos.

Além disso, um estudo da American Economic Association mostrou que a diferença entre o tempo gasto entre garotos e garotas de 13 a 18 anos têm diminuído. Os números obtidos pela pesquisa foram de que os meninos passam um pouco menos de meia hora fazendo tarefas domésticas e as meninas passam um pouco mais do que meia hora. Entre 2002 e 2014, garotos se dedicaram 29% a mais à casa e mulheres, 27% menos, segundo o Painel de Estudo da Dinâmica de Renda da Universidade de Michigan, que monitora esse assunto desde 1968.

Entre os adultos, mudanças também têm ocorrido de forma mais lenta. Há 35 anos, em 1983, homens passavam 55 minutos cuidando da casa por dia. Hoje, dedicam 1,1 hora. Na mesma época, mulheres dedicavam 3,8 horas a essas tarefas; hoje são 2,2. Ainda é o dobro do tempo despendido pelos homens.

Com informações do The New York Times.


Nenhum comentário:

Postar um comentário