Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 3 de fevereiro de 2019

Milena, a primeira garota negra da Turma da Mônica, chega às revistinhas


REPRODUÇÃO/FACEBOOK

A ideia de Mauricio de Sousa era dar protagonismo para Milena, e não que ela fosse mais um personagem no elenco.
HuffPost Brasil
By Luiza Belloni
29/01/2019
Milena ama os animais e é uma grande amiga de Magali e Mônica. Após 60 anos da primeira publicação de Mauricio de Sousa, a Turma da Mônica tem agora nas suas páginas uma garota negra com protagonismo. 

A nova personagem chegou à história nesta edição de janeiro. Milena, porém, foi apresentada ao público muito antes disso: sua primeira aparição foi na Corrida Donas da Rua, no final de 2017, e desde então a ela vem participando de eventos com os demais integrantes da turma de Mauricio de Sousa. 
O lançamento da personagem e de sua família faz parte do projeto Donas da Rua, que tem apoio da ONU Mulheres. “Desde 2016 venho participando de eventos que discutem a importância da representatividade. É fundamental que as meninas e os meninos negros possam se reconhecer nas histórias em quadrinhos, desenhos e espetáculos. Nossos personagens podem contribuir para isso”, disse Mônica Sousa, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções e filha do artista. 
O desenhista, aliás, contou que estudava lançar uma família negra em seus gibis anos atrás. “Em 1960, no início da turminha, eu havia criado meu primeiro personagem negro, o Jeremias, antes ainda de criar a Magali, o Cebolinha, o Cascão e a própria Mônica. Depois teve o Pelezinho e o Ronaldinho Gaúcho, com suas famílias e revistas próprias”, disse. Porém, agora, a ideia de criar Milena e sua família é dar protagonismo para Milena, e não que eles sejam apenas mais personagens no elenco. 
“Mas não é fácil lançar novos personagens, já que dependem de um estudo de montagem de uma família, cada um com suas características visuais e, principalmente, de personalidade”, completou o criador da Turma da Mônica. 

História

Milena tem 7 anos e é apresentada em sua primeira história como uma menina de autoestima elevada, que ama os animais e que se identifica de imediato com Mônica, Magali e Marina, das quais será grande amiga. 
Milena se muda para a Rua do Limoeiro com sua família: Silvia, a mãe, é veterinária e casada com Renato, publicitário. Milena tem dois irmãos: Solange, ou Sol, de 17 anos, que é vocalista de uma banda de garagem, e Fabinho, ou Binho, de 5 anos, que vai se dar muito bem com o primo de Magali, o Dudu. 
A estreia de Milena e sua família acontece justamente no mesmo mês que a primeira publicação do cartunista foi publicada, em 1959 no jornal Folha da Manhã, 60 anos atrás. 
Milena já aparece também na tematização dos brinquedos do Parque da Mônica e em postagens nas redes sociais da Turma da Mônica. De cara, ela ganhou aceitação do público e reforçou a importância da representatividade. 
“Tenho uma filha que se chama Milena e é muito parecida com ela”, escreveu uma usuária nas redes sociais da revista. ”[Ela] ficou radiante quando viu a bonequinha, disse: mamãe, sou eu.”
“Minha irmã gêmea”, disse outra. 
Comentou na publicação pública de Turma da Mônica
app-facebook

Jéssica Santos Minha irmã gêmea ♥️😂
Foto de Jéssica Santos.

Curtir
6 respostas151há ± 3 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário