Elas trabalhavam nas fábricas, mas também lotavam estádios. Conheça, por meio de imagens raras, a história do time feminino Dick, Kerr's Ladies F.C.
Por Gabriela Maraccini
As mulheres do Dick, Kerr's Ladies F.C. foram pioneiras no futebol feminino durante o século XX. (Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
Entretanto, toda a atenção em volta do futebol feminino ainda é nova e muitas pessoas não conhecem a história das mulheres que foram pioneiras no esporte, tanto no Brasil quanto no mundo.
Um exemplo disso é o Dick, Kerr’s Ladies F.C., um time de futebol composto inteiramente por mulheres fundado em 1917. Há pouco mais de 100 anos, a equipe era tão popular quanto qualquer outra masculina e revolucionou o esporte. Ainda assim, o clube é pouco lembrado hoje em dia.
O time era formado por operárias de uma fábrica de munição em Preston, na Inglaterra, e existiu por quase 50 anos, de 1917 a 1965. Durante esse período, jogou 828 partidas, das quais sagrou-se vencedor 758 vezes. Em um jogo habitual, a equipe atraía um público de cerca de 4 mil espectadores, mas chegou a atrair mais de 25 mil pessoas em uma partida contra a França.
Pensando em dar mais visibilidade a um time cuja existência foi essencial para romper preconceitos em torno do futebol feminino, o Hulton Archive concedeu a CLAUDIA fotografias históricas feitas nos anos 20 e 30. As imagens raras documentam treinos e partidas realizadas pelo Dick, Kerr’s Ladies F.C.. Confira!
- 1. Surgimento na Primeira Guerra Mundial
O time foi criado em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, na Inglaterra. Naquela época, as mulheres passaram a trabalhar em fábricas, sob péssimas condições. Com o incentivo ao esporte, as operárias poderiam praticar exercícios e ainda arrecadavam dinheiro em jogos de caridade para o exército do país. Nesta foto, Lily Parr, a capitã, lidera o time durante treino. (Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
- 2. Visibilidade ao futebol feminino
Aos poucos, essas mulheres foram ganhando notoriedade e fazendo história no futebol. Suas partidas juntavam milhares de espectadores e significavam uma forma de resistência. "As fotos são uma evidência do florescimento do futebol feminino há quase um século", explica Melanie Hough, curadora do Hulton Archive da Getty Images. Nesta foto, a equipe de Dick, Kerr's Ladies F.C. treinava para uma partida contra Belgian Ladies (time feminino da Bélgica). (Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
- 3. Fotografia esportiva
As fotografias foram tiradas por agências da época, como Topical Press, Keystone e Fox Photos. Hough conta que o principal desafio na época era cobrir um assunto animado e rápido como o esporte. Esta foto, tirada pela Topical Press em 1925, mostra o momento exato em que a goleira do time francês, que disputava contra as meninas de Dick, Kerr's Ladies, faz uma defesa. (Topical Press Agency/Hulton Archive/Getty Images)
- 4. Sucesso internacional
As meninas do Dick, Kerr's Ladies tinham uma agenda lotada, jogando mais de 60 partidas em um ano. Apesar disso, elas conseguiam conciliar o trabalho na fábrica. Nesta fotografia, o time estava representando a Inglaterra em um jogo contra a França, em Herne Hill, em 1925. Nela, o músico George Robey (1869 - 1954) faz um chute contra o gol. (Topical Press Agency/Hulton Archive/Getty Images)
- 5. 'Preston Ladies F.C.'
Em 1926, o "Dick, Kerr's Ladies F.C." teve seu nome alterado para "The Preston Ladies Fooball Club", por representar a origem do time - a cidade de Preston. Nesta foto, datata de 1935, as meninas praticam pênaltis durante um treino. Elas iriam tentar manter o título de campeãs mundiais na Bélgica, dali um ano. (William Vanderson/Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
- 6. História contada através das fotografias
"O que há de especial nessas imagens é que elas destacam uma história que, de outra forma, poderia não ter sido contada - e que ressoa até hoje", opina Hough. No dia 31 março de 1937, data desta fotografia, o time se preparava para participar de uma partida contra uma equipe feminina do País de Gales, no dia da coroação. (Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
- 7. Intervalos
Durante seus anos de jogo, Preston Ladies quebrou uma série de barreiras. Tornou-se o primeiro time feminino a jogar uma partida internacional contra a equipe da França - evento que juntou mais de 25 mil espectadores - além de ter sido a primeira equipe a jogar sob os holofotes, na primeira partida noturna em 1920. Esta fotografia, de 1939, mostra a equipe durante o intervalo de um treino. (Harry Shepherd/Fox Photos/Hulton Archive/Getty Images)
- 8. Resistência
Mesmo com o surgimento de algumas barreiras contra o futebol feminino, a equipe do Preston Ladies não desistiu de jogar e tornou-se símbolo de resistência. Nesta foto, elas treinavam para participar de um torneio continental, em maio de 1939. (Keystone/Hulton Archive/Getty Images)
- 9. Campeonato Mundial
Em agosto de 1939, elas treinavam para participar do campeonato mundial contra a Bélgica. (Fox Photos/Getty Images/Getty Images)
Nenhum comentário:
Postar um comentário