Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 26 de julho de 2012


Casos de estupro e tráfico têm alta no primeiro semestre


Violência sexual cresceu 31% e prisões de traficantes e apreensões de droga, 25%

Luciana Félix

A secretária da Justiça do Estado de São Paulo, Eloisa Arruda, na inauguração do Cravi: atenção

(Foto: Dominique Torquato/AAN)


Os casos de estupro e de tráfico de drogas registrados no primeiro semestre deste ano tiveram aumento relevante se comparados com o mesmo período do ano passado. Os estupros cresceram 31% e o tráfico 25%. Os furtos de veículos também aumentaram nos seis primeiros meses do ano (9,2%). Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública e foram divulgados ontem. No início do mês, o Correio publicou uma série de reportagens abordando o aumento desses tipos de crimes no município.
De janeiro a junho deste ano, foram 160 casos de violência sexual na cidade. No mesmo período, em 2011, foram 122. A média mensal de 2012 já é de 26 casos. No mês passado, foram 48 registrados — o número é o maior dos últimos dois anos e apresenta tendência contínua de crescimento depois de janeiro, quando foram registrados 31 casos. Em fevereiro foram 16, contra 20 em março, 22 em abril e 28 em maio.
De acordo com a Polícia Civil, a maioria das ocorrências de estupro envolve menores de idade e é cometida por parentes da própria vítima. A Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas registrou, de janeiro a junho deste ano, 39 casos de estupro clássico (quando há o ato sexual) em mulheres acima de 18 anos e 89 casos com menores de idade.
Ao contrário dos demais crimes, o tráfico de drogas representa a quantidade de prisão e apreensões realizadas na cidade. No ano passado, foram 469 registros em seis meses. Este ano, o número saltou para 589 casos. A maconha continua liderando as apreensões (65%), depois vêm a cocaína e o crack.
Cravi vai atender parentes e vítimas da violência
O governo do Estado inaugurou nesta quarta-feira (26) no bairro Vida Nova, em Campinas, a terceira unidade em São Paulo destinada ao atendimento de vítimas e parentes de pessoas que sofreram algum tipo de violência. O Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, já existe na Capital e em Santos e oferece apoio psicológico, jurídico e social.
A secretária de Justiça, Eloisa Arruda, que compareceu ao evento, anunciou a realização de uma oficina de treinamento de agentes para o combate ao tráfico de pessoas, que também será realizado no centro. São esperados 40 atendimentos mensais e os agendamentos poderão ser feitos de segunda à sexta-feira pelo telefone 3226-6161 ou pelo e-mail cravicampinas@sp.gov.br.
Uma das presentes na cerimônia foi a deputada federal Keiko Otta (PSB), mãe de Yves Otta, de 8 anos, assassinado em 1997. A criança foi sequestrada por três homens em sua própria casa, na Vila Carrão, Zona Leste de São Paulo. Os sequestradores faziam a segurança nas lojas de seu pai, sendo que dois deles eram policiais militares. “Esses centros são muito necessários. Até o próprio violento tem seus direitos respeitados, mas os familiares das vítimas muitas vezes ficam sem nenhum norte e amparo”, disse.
Uma série de reportagens do Correio na última semana mostrou que a Polícia Civil atravessa uma das mais graves crises da história em Campinas. A falta de profissionais e de estrutura nos 13 distritos e nas delegacias especializadas dificulta os trabalhos de investigação criminal e deixa sem punição grande parte dos crimes cometidos no município. A média de solução de homicídios em 2011, por exemplo, foi de apenas 15%. O próprio delegado do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo do Interior 2 (Deinter 2), Licurgo Nunes Costa, admitiu que o cenário é de caos. O juiz corregedor da Polícia Civil, Nelson Augusto Bernardes, realizou uma correição nos 13 distritos policiais e nas oito delegacias especializadas da cidade e constatou que a situação é alarmante.
Em 14 anos de existência em São Paulo, e recentemente em Santos, o programa registrou casos delicados, como o de pessoas que presenciaram a morte de entes queridos. No caso da nova unidade em Campinas, que está funcionando experimentalmente desde abril, já há registros de atendimentos ligados à violência doméstica, com mulheres vítimas de ameaças por maridos, companheiros ou namorados.
A abertura da unidade facilitará o atendimento das vítimas e de seus parentes em toda a região metropolitana e Campinas. A unidade contará com psicólogo, assistente social e defensor público.
A Justiça firmou convênio com SOS Ação Mulher e Família para a operação da nova unidade e será responsável por enviar os profissionais que atuarão no local. A capacitação sobre a metodologia de atendimento às vítimas foi realizada pela equipe que coordena a atividade do Cravi na Justiça.  (Henrique Beirangê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário